Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Concerto de abertura da Temporada 2022 da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás acontece nesta quinta (24)

Espetáculo aberto à comunidade vai acontecer no Basileu França. Teatro abrirá às 19h30 e a entrada do público será por ordem de chegada
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
(Foto: iStock)

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG) realiza nesta quinta-feira (24), às 20h, no Teatro Escola Basileu França, o concerto de abertura da “Temporada 2022”. O espetáculo aberto a comunidade terá como convidado, o solista Renan Gonçalves. O violinista já atuou como solista da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e, atualmente, integra a orquestra do Teatro São Pedro, na cidade de São Paulo.

Para esse concerto, será admitida a entrada gratuita de até 350 pessoas. Todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 deverão ser cumpridos. O público presente vai ter acesso a uma das sinfonias mais consagradas do repertório orquestral: “Do Novo Mundo”, 9° Sinfonia de Antonín Dvorák. Nesta sinfonia, Dvorák cria uma espécie de linguagem multicultural, quando mescla a utilização dos temas boêmios, característicos de sua terra natal, com elementos folclóricos norte-americano, como o negro spirituals.

“Esse concerto marca o início dos trabalhos da OSJG e dos Grupos Sinfônicos da EFG em Artes Basileu França. O ano passado tivemos mais de 100 concertos e apresentações e estamos muito felizes de começar esse ano com boas perspectivas. Até mesmo porque estamos vivendo um novo momento de convívio social”, afirma o maestro Eliel Ferreira.

O programa conta ainda com o emblemático “Concerto para Violino de P. I. Tchaikovsky”, que é considerado um dos mais difíceis já escritos para o violino. “Quando Tchaikovsky escreveu o concerto para violino, quis explorar ao máximo as possibilidades virtuosísticas do instrumento. Além disso, manter uma atmosfera de muita elegância, dançante, de balé, que é uma característica que permeia toda a sua música”, explica Renan Gonçalves.

Essa será a primeira apresentação do solista em Goiânia. Ele diz estar empolgado por fazer música junto com a OSJG. “Música é vida, é saúde, enriquece a nossa alma. É uma das coisas que nos mostram que não estamos aqui somente para ‘sobreviver’, mas para viver plenamente e nos conectar uns com os outros no mais genuíno sentido da palavra. A música tem esse poder”, diz emocionado.

Renan Gonçalves, que atua como spalla da Orquestra do Theatro São Pedro, é o solista convidado para a abertura da temporada 2022 (Divulgação)

Serviço:
Concerto de Abertura da Temporada 2022 da OSJG
Data:
24/02
Horário: 20h
Local: Teatro Escola Basileu França – Av. Universitária, nº 1750 – Setor Leste Universitário
*A entrada é franca