Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Dia da Mulher: Governo de Goiás apresenta produções especiais sobre cinco goianas de destaque na cultura

Vídeos sobre escritoras Regina Lacerda e Nice Monteiro Daher, poetisa Cora Coralina, artista e pintora Goiandira do Couto e pianista Belkiss Spenzieri serão divulgados semanalmente nas redes sociais da Secretaria de Estado de Cultura durante o mês de março
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Pianista Belkiss Spenzieri e Orquestra Sinfônica Feminina em registro feito na década de 1960, em Goiânia (Foto: Acervo MIS-GO)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), preparou uma programação especial para homenagear as mulheres durante o mês de março. A homenagem será feita por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS), que selecionou cinco produções especiais sobre mulheres que marcaram a história do Estado: a escritora Regina Lacerda, a poetisa Cora Coralina, a artista e pintora Goiandira do Couto, a pianista Belkiss Spenzieri e a escritora Nice Monteiro Daher. Os vídeos serão postados semanalmente nas redes sociais e no canal da Secult Goiás no Youtube e fazem parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta segunda-feira, dia 8 de março.

A superintende do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico, Tânia Mendonça, explicou como a equipe selecionou as homenageadas. “Essas mulheres fortes e sensíveis, determinadas e conciliadoras, talentosas e ousadas para o tempo delas, foram escolhidas porque tão bem representam tantas outras goianas do passado e do presente, que merecem a homenagem da Secult Goiás neste mês dedicado à mulher”.

Todas as produções foram resgatadas do arquivo do MIS e, segundo Tânia, as próprias artistas fizeram parte da história do museu, como Belkiss, que foi grande incentivadora do local, doando itens preciosos do seu acervo, além de sempre acreditar e respaldar os projetos da unidade.

A superintende explica também que a publicação dos vídeos tem um sentimento e importância ainda maior devido ao atual momento em que vivemos. “Neste momento de reclusão, de confinamento, é preciso que a fé, o talento, a sensibilidade e a determinação sejam exercitadas intensamente por homens e mulheres. E essas mulheres exercitaram, cada uma à sua maneira, e à sua época, a prática da fé, do talento e da determinação nas suas trajetórias”, declarou.

Tânia Mendonça também deixa um recado para as mulheres que fazem cultura em Goiás. “Persistam no caminho guiado pelas suas vocações e seus talentos. Superem as mudanças de rumo e renasçam todos os dias. São atos de fé, coragem e esperança, assim como os praticados por essas cinco mulheres exemplares, que temos o privilégio de homenagear neste momento.