Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Alentejo, em Portugal, retoma atividade turística com segurança para a alta temporada

Região conta com belas praias intocadas, charmosas vilas e cidades repletas de patrimônios históricos, além de uma infinidade de vinícolas
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Castelo de Arraiolos (Foto: Victor Carvalho)

A região do Alentejo, em Portugal, se prepara com otimismo para a alta temporada. O país, que tem passando por um “desconfinamento” após longo período de lockdown, tem avançado na vacinação contra a Covid-19, 30% da população portuguesa já recebeu ao menos a primeira dose da vacina. Mediante este fato, o destino turístico retoma aos poucos e com segurança a sua atividade turística, uma das principais fontes de renda para a economia local.

Reconhecida como uma das mais autênticas regiões portuguesas, o Alentejo tem uma excelente oferta turística, que vai desde belas praias intocadas até charmosas vilas e cidades repletas de patrimônios históricos, além de uma infinidade de vinícolas com vinhos premiados mundialmente e saborosa gastronomia.

Verão europeu

Vista de Evoramonte (Foto: Turismo do Alentejo)

De olho na época alta durante o verão, o Alentejo se prepara para receber os turistas nacionais e do restante da Europa com a flexibilização das medidas impostas no início deste ano. Os serviços e estabelecimentos turísticos ainda seguirão protocolos de segurança, como o uso de máscaras em lugares fechados, respeito ao distanciamento social, entre outros.

De acordo com Vítor Silva, presidente da Associação Regional de Promoção Turística do Alentejo, a região tem boas expectativas, tanto para as viagens domésticas quanto para o turismo internacional de determinados mercados, já que conta com opções de destinos que permitem um maior contato com a natureza e facilitam o isolamento social entre os viajantes. “Estamos muito longe do turismo de massas, e essa característica é uma tendência para as viagens nos dias atuais. Isso possibilita um melhor distanciamento social entre os turistas, além dos hotéis de menor porte e exclusivos, que também contribuem para isso”, explica.

Além disso, o presidente já comemora os pequenos passos para a recuperação de turistas. “No mês de março deste ano, a demanda pelo mercado nacional já registou um aumento de 4,9% comparado ao mesmo mês em 2020, sendo que a pandemia só chegou no meio desse mesmo mês no ano passado”, afirma.

“Alentejo. É claro!”

Com essa atmosfera de esperança e de renovação, a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo aproveita para lançar uma nova estratégia de comunicação para os mercados, que ressalta as características mais distintas da região, visando posicioná-la como uma das principais escolhas dos viajantes que visitam Portugal. Com o slogan “Alentejo. É claro!”, para o mercado brasileiro, a campanha enfatiza sua luz natural da maior região de Portugal.

“Seja durante o dia com o dourado e os tons quentes, ou à noite, com um céu noturno único e sem poluição luminosa, essa é uma característica ímpar da nossa região”, afirma Silva. A campanha ainda reforça outros diferenciais como o afeto genuíno e a excelente receptividade e hospitalidade dos alentejanos.

Atualmente, o governo Portugal autorizou a volta dos voos comerciais com o Brasil para as viagens essenciais. No entanto, os viajantes continuam sujeitos à quarentena de 14 dias no destino, além da necessidade de apresentar um exame de RT-PCR com resultado negativo realizado até 72 horas antes do desembarque.

Praia da Comporta (Foto: Manuel Gomes da Costa)