XI Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

Mariana Carizzo
Começa no dia 22 de julho (sexta-feira), na Vila de São Jorge – Alto Paraíso (GO,) a décima primeira edição do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Shows, rodas de prosa, Encontro de Capoeira Angola, Aldeia Multiétnica e mostra de cinema estarão abertos ao público até o dia 30 deste mês. Este ano o evento apresenta também o I Encontro de Culturas Gastronômicas da Chapada dos Veadeiros, uma proposta de valorização da culinária goiana e dos frutos do Cerrado.
As atividades culturais acontecem simultaneamente. Índios, mestres, brincantes, catireiros, artistas circenses e capoeiristas terão lugar em diferentes espaços: Aldeia Multiétnica, Palco, Igreja, Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e Galpão do Artesão.
Os participantes poderão conhecer e integrar-se a uma verdadeira festa da cultura popular brasileira, um evento que possibilita o encontro entre as mais distintas tradições culturais espalhadas pelo Centro-Oeste e por todo o país. São esperados cerca de 30 mil turistas para a região.
A XI edição terá como figura homenageada o antropólogo Darcy Ribeiro, um dos maiores estudiosos da cultura brasileira e defensor da diversidade cultural no Brasil. O Encontro é organizado pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.
Desde 2003, o Encontro, organizado pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, recebe o patrocínio da Petrobras, via Lei Rouanet. Neste ano, recebe também o apoio do Sesi, destinado ao I Encontro de Culturas Gastronômicas da Chapada dos Veadeiros. Os apoiadores do XI Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros fortalecem o compromisso em garantir o acesso da população aos bens culturais e afirmam a sua identidade brasileira.
Encontro de Culturas Gastronômicas
Para agregar e difundir os sabores do Cerrado e da culinária regional. A proposta é valorizar a riqueza cultural existente desde a produção até o consumo da gastronomia goiana. Restaurantes, cafés, bares, lanchonetes e a sorveteria da Vila de São Jorge participam do Circuito. No encontro serão criados pratos exclusivos – Cerrado Gastronômico, todos produzidos com algum fruto típico do Cerrado.
Aldeia Multiétnica
Este ano a novidade é a troca de vivências entre diferentes povos – Comunidade Quilombola Kalunga e Índios Yawalapiti do Xingu – no processo de construção da Oca Xinguana. A aldeia será erguida de acordo com os princípios tradicionais dos índios Xingu e técnicas de bioconstrução. O público terá a oportunidade de vivenciar, conhecer músicas, rituais, gastronomia, cursos de agroecologia e agricultura indígena.

Serviço
XI Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.
Quando: 22 a 30 de julho de 2011.
Onde: XI Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros – Vila de São Jorge, Alto Paraíso
Entrada gratuita

Deixe um comentário


Confira também