A publicação surgiu de uma despretensiosa ideia de popularizar as histórias em quadrinhos produzidas em Goiás. E não foi preciso muito para que o projeto fosse reconhecido, e com louvor. A revista Grande Clã, uma compilação de trabalhos dos maiores quadrinistas goianos, tem apenas duas edições, mas já concorre ao maior prêmio brasileiro da categoria: o Troféu HQMIX. A festa de premiação, que será comandada pelo apresentador Serginho Groisman, acontece amanhã, dia 7, no Sesc Pompéia, em São Paulo.
A revista prima pela qualidade do material impresso, histórias, desenhos e, sobretudo, artistas. A indicação neste importante evento é o reconhecimento do resultado deste trabalho. Estou muito contente com a indicação, comemora o editor da Grande Clã, Guilherme Gardinni. Com o propósito de resgatar, promover e premiar a arte gráfica (charge, cartum, histórias em quadrinhos, caricatura e ilustração), o evento o mais tradicional do Brasil e um dos mais importantes da América Latina, chega à 21ª edição.
Graças ao perfil inédito da Grande Clã, que por meio de uma coletânea de “comics” reúne o que de melhor se produz por aqui quando a história é contada em tirinhas, o prêmio pode condecorar não apenas um, mas os maiores artistas do quadrinismo local. A revista conta com trabalhos de Tulio Caetano, Biagy, Elson, Jovan, Lupe, Britvs, Alexandre Rabelo, Luiz Antena, Danilo Brandão, Wesley e Victor.
A revista goiana também apresenta quadrinistas de São Paulo, Bahia, Brasília e Rio Grande do Sul), entre esses Will, Weberson Santiago, Minêu, Rodrigo Jolee, Marlon Tenório, Zambi, Antônio Éder e Abmael. A primeira edição tinha o intuito de descobrir a existência de quadrinistas em Goiânia e o resultado foi muito gratificante. Feito o lançamento, tive contato com artistas de todo canto do país. Isso permitiu que a revista não se limitasse apenas ao trabalho regional, mas sim, nacional, acrescenta Guilherme Gardinni.
A 21ª edição do evento, organizado pela Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e pelo Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil (Imag) com apoio do Sistema Social do Comércio (Sesc), premiará trabalhos publicados entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2008. A revista goiana foi lançada com sucesso na livraria HQMIX, na Praça Roosevelt, Centro de São Paulo, no dia 1° de novembro do ano passado.
Em Goiânia, o lançamento aconteceu no dia 13 de novembro, na Livraria Nobel, no Setor Oeste. A estratégia de realizar o lançamento em São Paulo fez com que a revista ganhasse mais visibilidade frente aos organizadores do evento, pondera Guilherme. Os exemplares da Grande Clã, que leva o selo Quarto Mundo – um coletivo de quadrinistas independentes, continuam disponível para compra nas melhores bancas de Goiânia, além das livrarias paulistas especializadas em quadrinhos, HQMIX e Comix.
A escolha dos melhores do ano nas 50 categorias contempladas pelo prêmio foi feita por meio de votação de dois mil profissionais da área gráfica. A Grande Clã concorre na categoria Publicação Mix. Este ano, a festa do Prêmio HQMIX renderá homenagem à personagem Mirza a mulher vampiro, do quadrinista Colonnese, ícone do quadrinho de terror das décadas de1960/70.