Goianos concorrem amanhã ao maior prêmio nacional de HQ’s

A publicação surgiu de uma despretensiosa ideia de popularizar as histórias em quadrinhos produzidas em Goiás. E não foi preciso muito para que o projeto fosse reconhecido, e com louvor. A revista Grande Clã, uma compilação de trabalhos dos maiores quadrinistas goianos, tem apenas duas edições, mas já concorre ao maior prêmio brasileiro da categoria: o Troféu HQMIX. A festa de premiação, que será comandada pelo apresentador Serginho Groisman, acontece amanhã, dia 7, no Sesc Pompéia, em São Paulo.

“A revista prima pela qualidade do material impresso, histórias, desenhos e, sobretudo, artistas. A indicação neste importante evento é o reconhecimento do resultado deste trabalho. Estou muito contente com a indicação”, comemora o editor da Grande Clã, Guilherme Gardinni. Com o propósito de resgatar, promover e premiar a arte gráfica (charge, cartum, histórias em quadrinhos, caricatura e ilustração), o evento – o mais tradicional do Brasil e um dos mais importantes da América Latina, chega à 21ª edição.

Graças ao perfil inédito da Grande Clã, que por meio de uma coletânea de “comics” reúne o que de melhor se produz por aqui quando a história é contada em tirinhas, o prêmio pode condecorar não apenas um, mas os maiores artistas do quadrinismo local. A revista conta com trabalhos de Tulio Caetano, Biagy, Elson, Jovan, Lupe, Britvs, Alexandre Rabelo, Luiz Antena, Danilo Brandão, Wesley e Victor.

A revista goiana também apresenta quadrinistas de São Paulo, Bahia, Brasília e Rio Grande do Sul), entre esses Will, Weberson Santiago, Minêu, Rodrigo Jolee, Marlon Tenório, Zambi, Antônio Éder e Abmael. “A primeira edição tinha o intuito de descobrir a existência de quadrinistas em Goiânia e o resultado foi muito gratificante. Feito o lançamento, tive contato com artistas de todo canto do país. Isso permitiu que a revista não se limitasse apenas ao trabalho regional, mas sim, nacional”, acrescenta Guilherme Gardinni.

A 21ª edição do evento, organizado pela Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e pelo Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil (Imag) com apoio do Sistema Social do Comércio (Sesc), premiará trabalhos publicados entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2008. A revista goiana foi lançada com sucesso na livraria HQMIX, na Praça Roosevelt, Centro de São Paulo, no dia 1° de novembro do ano passado.

Em Goiânia, o lançamento aconteceu no dia 13 de novembro, na Livraria Nobel, no Setor Oeste. “A estratégia de realizar o lançamento em São Paulo fez com que a revista ganhasse mais visibilidade frente aos organizadores do evento”, pondera Guilherme. Os exemplares da Grande Clã, que leva o selo Quarto Mundo – um coletivo de quadrinistas independentes, continuam disponível para compra nas melhores bancas de Goiânia, além das livrarias paulistas especializadas em quadrinhos, HQMIX e Comix.

A escolha dos melhores do ano nas 50 categorias contempladas pelo prêmio foi feita por meio de votação de dois mil profissionais da área gráfica. A Grande Clã concorre na categoria Publicação Mix. Este ano, a festa do Prêmio HQMIX renderá homenagem à personagem “Mirza – a mulher vampiro”, do quadrinista Colonnese, ícone do quadrinho de terror das décadas de1960/70.

Deixe um comentário