Documentário Goiânia Rock City retrata a cena alternativa da música goiania e estreia este mês

Dirigido por Théo Farah, filme será lançado no Cine Ritz no dia 24 de janeiro
Documentário Goiânia Rock City
Trecho do filme (Foto: Divulgação)

No dia 24 de janeiro, a cena alternativa da música goiana será homenageada com o lançamento do documentário “Goiânia Rock City”. Dirigido por Théo Farah, a produção mergulha na narrativa do gênero musical da cidade desde o início dos anos 2000, explorando a evolução do rock local. O longa-metragem terá sua estreia no Cine Ritz, setor Central, a partir das 21h e conta com entrada gratuita.

Os anos 2000 são considerados a “época de ouro” do cenário musical independente de Goiânia. O filme conta com 27 entrevistados, que ajudam a recriar o período, abordando o surgimento das bandas, dos espaços culturais, dos festivais e selos musicais que ajudaram na consolidação do rock local. O documentário também aborda a diversificação da música goiana, explorando gêneros desde o metal e hardcore até o hip hop.

Com uma trilha sonora pulsante e uma montagem dinâmica, Goiânia Rock City captura a essência de uma era que marcou a identidade cultural da cidade. “Sempre me incomodou o fato deste período não ter sido abordado de maneira mais completa em nenhuma produção local” comenta o diretor, que tinha um esboço do roteiro engavetado desde 2014. “Achei que contar esta história seria uma forma de eternizar um momento tão importante para a música goiana e brasileira”, diz.

Figuras icônicas e lendárias do rock local, como Carlos Brandão, contam suas histórias ao longo da narrativa. Momentos históricos são relembrados ao longo do filme, como o “Rock Pelo Niemeyer”, movimento encabeçado por Pablo Kossa, e o dia do rock na Pecuária de Goiânia, evento que reuniu bandas independente para tocar no palco principal da maior festa agropecuária do país.

“Falar de rock numa terra historicamente dominada pelo sertanejo é muito difícil e, até certo, ponto subversivo”, aponta Théo Farah sobre a concepção do documentário. “O rock nada mais é do que subversão, nadar contra a maré e lutar por um ideal. Então eu creio que o filme Goiânia Rock City já nasceu lá atrás com uma essência roqueira e que tem o papel de espalhar esta atitude rock and roll mundo afora”, diz.

Serviço: Documentário Goiânia Rock City

Data de estreia: 24 de janeiro – sexta-feira
Horário: a partir das 21h
Local: Cine Ritz – Rua 8, setor Central
Ingressos gratuitos com retirada via Sympla.com em breve

Deixe um comentário