O Halloween, celebrado no dia 31 de outubro, tem ganhado espaço no Brasil e já faz sucesso lá fora há algum tempo, se popularizando pelos filmes de terror e crianças batendo nas portas de seus vizinhos fantasiados.
Muitos acreditam que a celebração surgiu nos Estados Unidos devido ao país ter tornado a data uma grande festividade. Mas, na verdade, a tradição começou com os povos celtas, com a comemoração do “Samhain”, nas Ilhas Britânicas, na Irlanda, em 31 de outubro, véspera do ano novo em seu calendário.
Considerada uma das comemorações mais inusitadas e irreverentes, jovens, crianças e adultos se preparam para aproveitar a festa com muita diversão, e até mesmo, aproveitar em outros países que tornam o dia memorável. O desejo de conhecer outros países permanece nos planos dos brasileiros. 47% dos brasileiros de 15 a 29 anos querem ter experiência fora do país, de acordo com o Atlas das Juventudes e de novos estudos da FGV Social.
Uma grande oportunidade para ter essa experiência em outro país é através de um intercâmbio que permite ao estudante conhecer outras culturas, no âmbito de etnias, idioma, gastronomia, tradições e de festividades. Segundo a Pesquisa Selo Belta 2021, 45,6% dos estudantes que deixaram de realizar o intercâmbio por conta da pandemia querem realizá-lo em 2023.
Conhecer o Halloween de outros países é o desejo de muitos jovens que aproveitam o intercâmbio para participar da celebração. Se você não pode celebrar fora do Brasil neste ano, não tem problema, Alexandre Argenta, presidente da Associação das Agências Brasileiras de Intercâmbio, destaca 5 países para você se programar para um intercâmbio em 2023. Confira:
1. Irlanda
Conhecida como o berço do Halloween, o país e banhado de acessórios que remetem ao terror e à bruxaria. Destacam-se duas cidades no qual não se pode perder, a primeira é Dublin que é conhecida por suas diversas festas em comemoração ao dia das bruxas, e Derry, que se destaca pelas casas de terror.
2. Canadá
O que chama atenção no Canadá são suas ruas, em Toronto ocorre a Marcha dos Zumbis, a rua é fechada para o evento que começa às 3h da manhã e vai até o meio-dia, finalizando com festas e prêmios. Já em Vancouver, o parque de diversões Playland é fechado e acontece a Fright Night, uma festa cheia de espetáculos aterrorizantes.
3. Estados Unidos
Em Nova York ocorre um dos maiores desfiles do mundo referente a data e que junta milhões de pessoas e, na famosa cidade conhecida pela queimada das bruxas, Salem.
4. Inglaterra
A Inglaterra já é conhecida por ser uma cidade mórbida por sua aparência cinzenta e é nesse espírito que os Pubs de Londres ganham vida, a cidade difere também nas suas decorações, que ao em vez de enfeitar com as famosas abóboras para empalhe é utilizados beterrabas no lugar.
5. México
No México, o halloween é conhecido por Dias de Los Muertos, lá a tradição dura 3 dias, as crianças são proibidas de ganhar doces, e as ruas das cidades e cemitérios são decorados de formas coloridas, com caveiras, flores e velas pois acredita-se que ajuda os espíritos a retornarem ao plano terrestre e visitar seus entes. Vale destacar as pinturas corporais e vestimentas que são únicas da região.