Com mais de 470 estações de esqui distribuídas em 37 estados, os Estados Unidos oferecem opções diversificadas para esquiadores e praticantes de snowboard, desde pistas para iniciantes até terrenos desafiadores para os mais experientes. De vilas pitorescas a montanhas desafiadoras, há opções que vão além do esporte, incluindo paisagens deslumbrantes, hospitalidade acolhedora e diversas atividades após a neve.
“Seja esquiando sob os céus ensolarados das Montanhas Rochosas no Colorado ou explorando Utah, onde é possível sair do aeroporto e chegar às pistas em uma hora, os EUA reúnem alguns dos melhores destinos de esqui do mundo”, afirma Fred Dixon, presidente da Brand USA, organização responsável por promover os Estados Unidos como um dos principais destinos turísticos globais. Destaques incluem Lake Placid, em Nova York, que sediou duas Olimpíadas de Inverno; Stowe, em Vermont, uma charmosa cidade de esqui em New England; e Taos, no Novo México, famosa por terrenos desafiadores e sua rica comunidade artística.
Opções para famílias e iniciantes
Os EUA contam com estações de esqui em 37 dos 50 estados, com muitas opções acessíveis para famílias e iniciantes. Locais como Boone, na Carolina do Norte, e Canaan Valley, na Virgínia Ocidental, são perfeitos para introduzir crianças aos esportes de neve, que vão do esqui alpino ao snowboard, caminhada na neve e snow-tubing. Além disso, três estações — Mad River Glen, em Vermont, e Alta e Deer Valley, em Utah — não permitem a prática de snowboard, garantindo espaços exclusivos para esquiadores.
Aulas e esqui adaptado
A maioria das estações oferece aulas para todas as idades e níveis de habilidade, com terrenos específicos para iniciantes e instrutores multilíngues em locais como Telluride, no Colorado. Para visitantes com mobilidade reduzida, estações como Park City, em Utah, oferecem opções de esqui adaptado.
Esquiadores avançados
Para quem busca aventuras, é possível contratar guias para explorar o backcountry (fora das estações) ou praticar heli-esqui, modalidade onde helicópteros levam esquiadores ao topo das montanhas. O Alyeska Resort, no Alasca, é um dos locais mais procurados para essa experiência.
Esqui Cross-Country
O esqui cross-country (também conhecido como esqui nórdico) é uma modalidade de esqui mais acessível e ótima alternativa para pessoas que querem uma atividade ao ar livre sem as emoções de descer uma pista em alta velocidade. Muitas regiões montanhosas têm trilhas cross-country próximas, como Lone Mountain Ranch, em Big Sky, Montana; Tamarack, em Mammoth Lakes, Califórnia; Bretton Woods, em New Hampshire, e Aspen Snowmass, no Colorado. A caminhada na neve é outra maneira de baixo impacto de atravessar um vale ou uma floresta coberta de neve.
Também é possível praticar o esqui cross-country em vários parques nacionais, incluindo o Nacional Glacier, em Montana, o Parque Nacional Yosemite, na Califórnia, e o Parque Nacional Yellowstone, em Wyoming e Montana.
Temporada de Primavera
Esquiar nos EUA não se limita ao inverno. Muitas estações permanecem abertas até abril, oferecendo pistas menos movimentadas, temperaturas amenas e eventos especiais, como o “pond-skimming”, em que esquiadores atravessam uma lagoa fantasiados.
Hospedagem e atividades após a neve
De hostels a US$ 32 a luxuosos hotéis cinco estrelas como o “The Little Nell”, em Aspen, o turista encontra opções para todos os orçamentos. Muitas acomodações incluem lareiras aconchegantes e atividades como spas, lojas, bares e passeios de trenó puxado por cães ou cavalos.
Passes de desconto
Por meio dos passes Epic e Ikon o viajante tem descontos significativos para acessos aos teleféricos, aulas, hospedagem e alimentação em dezenas de estações de esqui nos EUA (assim como em outros países).
Regiões de Destaque
- Colorado e Utah: Conhecidos pela neve em pó e vistas deslumbrantes, destacam-se estações como Breckenridge, Telluride e Aspen no Colorado, e Park City e Sundance em Utah.
- Região Oeste: Inclui locais como Jackson Hole, no Wyoming, e Mammoth, na Califórnia, ideais para esquiadores experientes e festas após a neve.
- Nordeste: Vermont e New Hampshire são conhecidos por sua atmosfera aconchegante, enquanto o estado de Nova York atrai visitantes com destinos históricos como Lake Placid.
- Centro-Oeste e Sudeste: Estações menores, como Mount Bohemia, em Michigan, e Sugar Mountain, na Carolina do Norte, são excelentes para iniciantes.