- Ramon Rodrigues e Samuel Casal em tarde de impressão na Maratona Cultural, Florianópolis.
- (Foto: Gabriel Vanini)
Sábado, 15 de setembro, das 16 às 21h, tem Plus Open House de xilogravura, técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. Os artistas convidados são Samuel Casal e Ramon Rodrigues, dois dos melhores do Brasil no segmento. A ação será na Plus Galeria, que fica na Rua 114 nº 70, Setor Sul.
Samuel Casal
O gaúcho é conhecido por seu trabalho como ilustrador, gravurista e quadrinista no Brasil, na Alemanha, Argentina, Bolívia, Chile, Espanha e França. Sua experiência já lhe rendeu oito troféus HQMIX, sendo três deles como Melhor Ilustrador e outro como Melhor Roteiro, ao lado de Adriana Burnstein pelo “Prontuário 666 – Os Anos de Cárcere de Zé do Caixão” (Editora Conrad), história em quadrinhos que integra a trilogia do cineasta brasileiro José Mojica Marins. Samuel Casal faz um tributo à literatura de cordel nordestino, que utiliza as xilogravuras como ilustração e que, por muitas vezes, tem como tema embates religiosos e sobrenaturais.
Ramon Rodrigues
Este catarinense de Florianópolis é formado em Design Industrial e com formação em xilogravura na Argentina. Apesar de muito jovem, já é considerado um dos melhores xilogravadores brasileiros. Explora o tema Vanitas (caveiras) em suas obras, e a riqueza de detalhes impressiona de acadêmicos ao público em geral. Trabalha hoje com a Choque Cultural (SP) e com a PlusGaleria.com.