Especial Oscar 2014: façam suas apostas!

  • Indicados ao Oscar de melhor filme, o maior prêmio da noite
A aguardada cerimônia do Oscar Awards 2014 será realizada neste domingo (02/03), em Los Angeles, e só não promete mais do que já vem repercutindo. Nesse momento, todos já vimos os filmes e, como bons brasileiros que somos, já temos nossos pitacos na ponta da língua. A Zelo preparou uma lista com seus preferidos aos prêmios da noite. Vem ver e dizer se concorda!
Melhor filme
O grande prêmio da noite, sem dúvida alguma, esse ano será conquistado pela produção “12 Anos de Escravidão. O Filme de Steve McQueen faz uma crítica sutil e severa ao racismo e a herança colonial do preconceito nos Estados Unidos. A preferência da Academia por obras com esse contexto sociocultural é um fato. Mesmo assim, há quem aponte “Gravidade como forte concorrente à estatueta.
  • Michael Fassbender, Lupita Nyong'o e Chiwetel Ejiofor em cena de “12 Anos de Escravidão”
Melhor Diretor
A aposta da vez é o latino Alfonso Cuarón por sua absoluta ousadia em “Gravidade”. O filme teve a força de transportar o público para o espaço, além de representar uma nova forma de fazer cinema. Alfonso se saiu muito bem no projeto e merece o crédito pela originalidade. Vale a ressalva sobre o trabalho de David O'Russell com “Trapaça”.
Melhor Atriz
Esse é o único prêmio da noite que certamente não trará surpresas. Favorita com unanimidade e vencedora da maioria dos prêmios nessa temporada de premiações, Cate Blanchett já pode preparar seu discurso de ganhadora. Impecável em “Blue Jasmine”, a atriz desenhou uma linha de desequilíbrio sutil que deu o tom exato da personagem criada por Woody Allen. Definitivamente uma das maiores atuações da carreira de Blanchett.
  • Cate Blanchett como a arrogante Jasmine, de Blue Jasmine
Melhor Atriz Coadjuvante
Será que a Academia ousaria dar o segundo Oscar seguido para Jennifer Lawrence, lembrando que ela foi a melhor atriz da edição anterior? O caso é que tirando esse endeusamento de certa forma desnecessário sobre a pessoa de Lawrence, a atuação que definitivamente merece a estatueta é a de Lupita Nyong'o. Revelação do ano, ela faz um trabalho primoroso em “12 Anos de Escravidão”, passa a dor e o desespero de sua personagem apenas com o olhar.

Melhor Ator
Eis um impasse! Categoria que vem criando um burburinho particular por si só, a estatueta de melhor ator da noite está entre Mattew McConaughey e Leonado DiCaprio. O favorito é Mattew por sua total entrega e atuação assustadoramente reveladora em “Clube de Compras Dallas”, até sua transformação física para composição do personagem deve contar pontos com o júri. Já DiCaprio, que como se sabe não é muito bem quisto pela Academia, traz um trabalho primoroso em detalhes com “O Lobo de Wall Street” e também merece o prêmio. Mesmo assim, nossa aposta é em McConaughey.
Melhor Ator Coadjuvante
Apenas duas palavras: Jared Leto! Atuação fenômenal do ator como o travesti Rayon em “Clube de Compras Dallas”, até sua composição é impecável. Segunda certeza da noite é a subida de Leto ao palco para receber seu merecidíssimo prêmio.
  • Jared Leto caracterizado como Rayon, o ator perdeu 20 quilos para caracterizar o travesti aidético
Melhor Roteiro Adaptado
Mais um impasse, afinal, por mais que “12 Anos de Escravidão” venha impressionando os críticos e mesmo ao público com sua proposta de ruptura social, o deboche e a forma como “O Lobo de Wall Street” rompe com as regras do cinema faz com que ele se torne merecedor. O que resta dizer é que a disputa está entre os dois.
Melhor Roteiro Original
O roteiro criado por Spike Jones é minimamente genial, sua proposta de retratar os relacionamentos contemporâneos com o amor entre o ser humano e um computador é no mínimo extraordinária. A construção da história é ingênua e acolhedora, cada cena é transgressora sem ser pretensiosa.
  • Theodore (Joaquim Phoenix) se envolve com Samantha, a inteligência artificial do computador
Melhor Filme Estrangeiro
O italiano “A Grande Beleza” e o dinamarquês “A Caça”, são dois filmes que concorreram à Palma de Ouro no festival de Cannes têm levado quase todos os prêmios de melhor filme estrangeiro. Nos últimos meses, o primeiro tem tomado a dianteira nessa corrida, e agora surge como favorito após as vitórias no Globo de Ouro e no BAFTA. Nossa aposta vai em “A Grande Beleza”.
Melhor Animação
Sucesso inconstestável, o prêmio da categoria deve ir para “Frozen – Uma Aventura Congelante”. O filme é um sucesso de bilheteria, deve chegar a US$1 bilhão na próxima semana, e de crítica. Ponto importante é o fato de resgatar a tradição de animações musicais de que a Academia tanto aprecia.
  • Frozen – Uma Aventura Congelante, sucesso estrondoso de bilheteria
Fotos: Reprodução

Deixe um comentário