Sebrae Goiás inaugura Centro de Memória, nesta quarta-feira (30), em comemoração aos seus 50 anos

O espaço tem o objetivo de unir o passado, presente e futuro da instituição, mostrando os resultados do trabalho na vida dos empreendedores
Sebrae Goiás inaugura Centro de Memória
Marcelo Lessa, diretor Técnico do Sebrae Goiás; José Mário Schereiner, presidente eleito do Conselho Deliberativo do Sebrae Goiás; Antônio Carlos de Souza Lima Neto, diretor Superintendente do Sebrae Goiás; João Carlos Gouveia, diretor de Administração e Finanças (Foto: Alex Maheiros)

Na tarde desta quarta-feira, 30 de novembro, o presidente do conselho deliberativo do Sebrae Goiás, Ubiratan da Silva Lopes, ao lado dos diretores Antônio Carlos de Souza, Marcelo Lessa e João Carlos Gouveia, inaugurou o Centro de Memória, na sede do Sebrae Goiânia, localizada no Setor Bueno. A novidade faz parte da comemoração de 50 anos da instituição e tem como objetivo reunir parte da história vivida no Estado.

Durante a inauguração, o diretor superintendente Antônio Carlos de Souza agradeceu e convidou os presentes para deixar uma mensagem em alusão ao futuro do Sebrae Goiás, na cápsula do tempo, disponível logo na entrada do ambiente. “O lançamento marca os 50 anos de história e trabalho, com o propósito de resgatar a memória do que vivemos por aqui. Na cápsula do tempo, ao acessar o QR Code, será possível registrar o que se espera para os próximos anos”, ressalta.

O novo espaço conta com uma linha do tempo, iniciada em 1972, com os principais marcos e conquistas do Sebrae Goiás, ao longo do tempo. No local é possível conferir inúmeras publicações, fotografias, vídeos e registros de dirigentes que estiveram à frente da organização. Os visitantes também terão acesso a cerca de 45 objetos, que remetem a todos os setores da economia, como comércio, serviço e produto rural.

De acordo com a analista do Sebrae Goiás Adriana Lima, o intuito é transformar o Centro de Memória em um lugar vivo e orgânico, onde as pessoas possam visitar e adquirir informação. “Os objetos ajudam a contar a história da atuação do Sebrae Goiás na vida dos empreendedores de moda, turismo, indicação geográfica, startups, tecnologia e artesanato. Aqui temos as oito regionais representadas, com produções de 14 municípios, de 27 autores com premiações nacionais e internacionais”, destaca Adriana.

O presidente do conselho deliberativo Ubiratan da Silva Lopes também fez questão de agradecer a colaboração de todos os envolvidos no projeto e na entrega do Centro de Memória. Além disso, ainda informou que conta com a contribuição de todos para um futuro ainda mais promissor, nos próximos 50 anos.

Uma das pioneiras do Sebrae Goiás, a analista Lúcia Amélia de Queiroz, evidenciou a importância da instituição na vida dos empreendedores goianos. “Iniciei meu trabalho no Sebrae em 1990 e tenho muito orgulho de fazer parte dessa história. Sempre vi a organização fazendo a diferença na vida dos empreendedores e acredito que seja indispensável para o sucesso profissional”, completa Lúcia.

A inauguração foi marcada pela admiração dos dirigentes, colaboradores e convidados, porém, de acordo com o diretor técnico Marcelo Lessa, o trabalho continua. “Nosso intuito é planejar o início dos próximos 50 anos. Observando sempre toda a modernidade disponível no mercado, trazendo sempre o que há de novo aos empreendedores. Nossa meta continua sendo superar os atendimentos dos anos anteriores e aumentar ainda mais a qualidade”, completa Marcelo.

As visitas poderão acontecer de forma individual ou coletiva. Já as visitas guiadas de alunos e professores de instituições de ensino, membros de entidades parceiras e demais interessados em conhecer a história do Sebrae, devem ser agendadas. Outra opção é conferir o espaço virtual do Centro de Memória no portal do Sebrae.

Deixe um comentário


Confira também