Como parte das atividades de comemoração da 3ª Semana da Primavera dos Museus, edição 2009, o Museu da Imagem e do Som MIS (unidade da Agência Goiana de Cultura – Agepel) realiza a exposição Infância Sem Terra, com trabalhos da fotógrafa Júlia Mariano, que acontece de 23 de setembro a 8 de novembro, na Sala de Eventos do MIS. Simultaneamente será exibida, de 18 a 27 de setembro, às 19 horas, a Mostra de filmes sobre Direitos Humanos, com projeção no Cine Cultura.
A exposição compõe-se de 40 fotografias, com tamanho de 24×30 cm, e tem concepção assinada por Júlia Mariano e Marcílio Lemos. A mostra será aberta no dia 23 de setembro, às 19 horas, com visitação até 8 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas. Agendamento para escolas e universidades pelos telefones: (62) 3201-4645 / 3201-4658, e no e-mail: [email protected].
As comemorações da 3ª Semana da Primavera dos Museus são uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que, em 2007, criou a Primavera dos Museus. A idéia é desenvolver uma agenda variada, com tema específico incluindo os museus cadastrados no Sistema Brasileiro de Museus, para participarem de diversos eventos como exposições, visitas monitoradas, palestras, seminários, shows e exibições de vídeos.
A segunda edição da Primavera dos Museus (2008) teve como temática Museu e o Diálogo Intercultural. Para esse ano, o IBRAM escolheu o tema Museus e Direitos Humanos, que tem como proposta a reflexão sobre o papel dos museus como espaços de um direito humano, expresso nos modos de vida, motivações, crenças religiosas, valores, práticas, rituais e identidade.
Para interagir neste conceito, o MIS buscou parceria com a fotógrafa Júlia Mariano, que realizou um trabalho com 50 crianças das famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, do acampamento Palmares, em Varjão (GO). Sua obra foi embasada no período de convivência da artista com essas famílias, e teve como ponto de partida a Declaração Universal dos Direitos da Criança e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
As imagens produzidas pela fotógrafa mostram as crianças sem terra e como o movimento trata a educação desses menores, garantindo a eles o acesso a seus direitos. As fotos revelam uma infância brasileira pouco conhecida e quase nunca retratada pelos meios de comunicação.
Além de fotógrafa Júlia Mariano também é jornalista. Cursa pós-graduação em fotografia na Universidade Estadual de Londrina (PR). É gestora da Escola de Fotografia e Imagem da Faculdade Cambury, e membro do Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem, vinculado a Faculdade de Comunicação, da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Serviço:
Exposição: Infância Sem Terra, com trabalhos da fotógrafa Júlia Mariano
Data: Abertura dia 23 de setembro, às 19 horas
Local: Sala de Eventos do Museu da Imagem e do Som MIS (Praça Cívica, nº 2 Centro)
Visitação: Até 8 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas. Agendamento para escolas e universidades pelos telefones: (62) 3201-4645 / 3201-4658, e no e-mail: [email protected].
Entrada Franca
Evento: Mostra de filmes sobre Direitos Humanos
Data: de 18 a 27 de setembro
Local: Cine Cultura
Sessões: 19 horas
Entrada Franca