Diretamente da Sala de Aula para Sala de Cinema, assim funciona o projeto Vamos ao Cinema! que conta com o patrocínio da Petrobras.
Ao todo, 32 sessões, cada uma com 350 estudantes de escolas públicas do Distrito Federal, entre 14 e 18 anos, serão levados para assistir uma sessão de cinema no Cinemark do Pier 21, em Brasília, gratuitamente, com direito a pipoca e refrigerante. Isso totalizará 11.200 alunos que participarão do projeto.
Seu objetivo é levar alunos do ensino médio para apreciarem a sétima arte, inclusive aos que nunca tiveram essa oportunidade. O projeto prevê a utilização de sessões de cinema como instrumento de socialização, promoção de cultura, conhecimento, lazer e aprendizagem fora da sala de aula.
O projeto tem uma proposta pedagógica que completa a atividade, onde serão realizadas discussões, após as sessões, com cineastas e alunos do curso de Cinema e Mídias Digitais do IESB, no intuito de dialogar com os estudantes sobre o cinema como carreira profissional. Além disso, desenvolverão oficinas para produção de vídeo e irão preparar um documentário de todo evento. A temática se estenderá a propostas para que os professores realizem debates em salas de aula, acerca do conteúdo exibido e da linguagem audiovisual como profissão, resultando em trabalhos futuros dos alunos, na escola.
A intenção é reintegrar a sociedade através da arte, uma eficiente forma de linguagem de compreensão e de comunicação entre gerações. Além disso, VAMOS AO CINEMA! procura inserir o audiovisual na formação cultural do adolescente; propiciar o conhecimento de novas linguagens e estimular relações interpessoais e criativas; desenvolver o senso crítico para a formação de um cidadão produtor e atuante na sociedade; desenvolver a visão de futuro e fomentar, em sala de aula, discussões acerca da linguagem através da imagem, do conteúdo dos filmes exibidos e do cinema como carreira, a fim de auxiliar os estudantes a planejar seu futuro profissional.
Espera-se que após estas atividades haja ampliação do universo cultural de jovens, também a contribuição para a formação curricular, como processo auxiliar do ensino, mediante o contato com uma linguagem que exercita a sensibilidade, atingindo a subjetividade do público estudantil e a contribuição para a formação da cidadania e a inserção cultural dos estudantes no universo lúdico da sala de cinema.
Datas das sessões:
Junho: dia 16
Agosto: dias 18 e 25
Setembro: dias 1º , 08 e 15