Projeto literário Absolut – Editar

Chega ao mercado um novo projeto literário brasileiro que reúne uma ficção futurista, conteúdo artístico e tendências sociais. ABSOLUT 2140 é uma antologia ilustrada que traz, em quatro livros repletos de referências culturais e visuais, a experiência compartilhada pela população humana, no ano 2140 refletindo o impacto da tecnologia, internet e mídias sociais.
A narrativa da série aborda, através da ficção, temas como possíveis impactos que o abuso digital dos dias atuais pode causar na sociedade futura, como pór exemplo, a perda de memória recente. ABSOLUT 2140 retrata uma era onde as redes sociais se transformaram em uma “entidade” que controla seus usuários, instituições e governos, comunicação, trabalho e educação. Neste mundo, hábitos passados foram abandonados, recursos naturais são raros e super valorizados.
Vinte escritores contemporâneos brasileiros foram convidados a idealizar o comportamento humano na época em que uma rede social transformou-se em uma entidade a serviço de todos os conectados. A chamada a COM, comandada por seus milhões de usuários, passou a controlar instituições e governos, gerenciando tudo em nível global, incluindo comunicação, trabalho, educação, recursos naturais e controle de enfermidades. Porém, no sétimo dia do sétimo mês de 2140, um vírus letal identificado como “Kinsey” atingiu a COM. Para proteger os usuários, a rede deixou uma última mensagem e se autodesligou. Sem recursos, a população começa a sofrer uma série danos colaterais. O maior deles está relacionado ao arquivamento de dados: noventa por cento da população sofre perda de memória recente. A preocupação dos demais que conseguem lembrar é tentar ocultar essa capacidade.
O pool de escritores foi selecionado por Joca Reiners Terron, poeta e prosador brasileiro, responsável pela edição da série. Em sua lista, estão nomes como Santiago Nazarian, Emiliano Urbim e Ana Paula Maia, que representam a nova geração de talentos da literatura brasileira.
Todo o conteúdo artístico que permeia a narrativa foi editado por David Quiles Guilló, fundador da ROJO®. As obras, assinadas por mais de 50 artistas globalmente reconhecidos, representam as principais referências da atual vanguarda cultural nas artes, design, música, arquitetura e audiovisual. Talentos como o americano Momo, o italiano Nicola Verlato e o suíço Zimoun, fazem parte da seleção do primeiro volume.
“ABSOLUT 2140 é uma série com quatro livros gerada pelo conceito de ‘história em estéreo’: existe uma narrativa para ler e um contexto paralelo ilustrado pelas obras de arte. Esses dois mundos se costuram e se completam”, comenta David.
O projeto é uma iniciativa da ABSOLUT VODKA, que escolheu o Brasil para criar e lançar sua primeira obra no ramo literário. “O país está vivendo um momento muito interessante no que diz respeito à arte e cultura. Tem se tornado um mercado cada vez mais maduro para receber este tipo de produto”, explica Rafael Souza, gerente do grupo de bebidas Premium da Pernod Ricard Brasil.
A série com quatro livros inéditos terá distribuição gratuita em São Paulo e Rio de Janeiro, e poderá ser encontrado em galerias de arte, lojas conceito, faculdades de artes, centros culturais, bares e restaurantes. Como por exemplo, Carte011, Japonique, Escola São Paulo. E no Rio de Janeiro, Dona Coisa e Zaza Bistrô. O primeiro volume estará disponível a partir de 14 de Maio.
ABSOLUT e o mundo das artes
ABSOLUT iniciou seu envolvimento com as artes em 1985, com a colaboração de Andy Warhol. No ano seguinte, Keith Haring criou um trabalho inspirado em ABSOLUT e hoje a coleção da vodka inclui mais de 400 obras de arte numa larga abrangência de plataformas – de mobiliário e escultura até fotografias, arte digital e tecido. Em 2003, ABSOLUT tornou-se a primeira marca a ser convidada como expositora oficial da Bienal de Veneza.
Em 2012, ABSOLUT fechou um contrato de longo prazo para patrocinar as duas maiores feiras de arte do mundo – Documenta (Alemanha) e Art Basel (edições americana e suíça).
A marca foi introduzida ao mundo da moda em 1998, com o icônico anúncio ABSOLUT CAMERON, apresentando a modelo Rachel Williams vestindo um maravilhoso micro-vestido prateado. Desde então, muitos dos mais aclamados designers do mundo têm desenvolvido criações para o ABSOLUT FASHION COLLECTION – Gianni Versace, Tom Ford, Helmut Lang, Stella McCartney e Jean-Paul Gaultier são alguns dos talentosos designers que trabalharam com a marca.
Sobre ABSOLUT
ABSOLUT é uma vodka premium número 1 do mundo com aproximadamente 11 milhões de caixas de 9 litros vendidas em 2007 e é uma marca-ícone cuja influência vai além do universo de vinhos e destilados. Teve origem em 1879 na cidade de Ahus, Suécia, pelo visionário Lars Olsson Smith, que trabalhava na busca pelo produto excepcional desde os catorze anos. Ele inventou o processo de destilação contínua, ainda hoje utilizado pela marca por seu caráter único, que garante a pureza e a qualidade à bebida. ABSOLUT possui como principal diferencial a fonte única de produção (desde seus ingredientes a seus fornecedores), o que garante controle de qualidade excelente no produto. Adquirida pela Pernod Ricard em 2008, a vodka possui em seu portfólio no Brasil as marcas ABSOLUT VODKA, PEARS, PEPPAR, CITRON, VANILIA, APEACH, MANGO, RUBY RED, BERRI AÇAÍ, ABSOLUT 100 e ABOLUT Elyx.

Deixe um comentário