Produção pernambucana leva o prêmio de melhor obra no XIII FICA

A produção Bicicletas de Nhanderu, de Ariel Ortega e Patrícia Ferreira foi escolhida pelo júri do XIII FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental a melhor obra cinematográfica. O troféu Cora Coralina, no valor de R$50.000,00 foi entregue pelo governador do Estado Marconi Perillo e pelo cineasta homenageado Arnaldo Jabor na tarde deste sábado na cidade de Goiás, sede do evento. A escolha do júri formado por Alfredo Manevy, Anselmo Pessoa, Maria Dora Mourão, Cacá Diegues, Michel Renov, João Campari e Laurent Jullier foi celebrada pelo cineasta “É bom que os jovens tenham ferramentas para trabalhar em projetos de proteção ao meio ambiente”, declarou emocionado e sob aplausos da platéia.

Além disso, o XIII Fica premiou com o troféu Carmo Bernardes o longa-metragem Os Guerreiros do Arco-iris da Ilha de Waiheke, de Suzanne Raes, produção holandesa. O melhor media-metragem, agraciado com troféu foi O Desejo da Vila de Changhu, de Xia Chenan, produção chinesa. Na categoria curta metragem, o filme Pólis, de Marcos Pimentel, de Minas Gerais. Duas produções goianas foram escolhidas pelo júri: TamanduAbandeira, de Ricardo de Podestá e o Teia do Cerrado, de Uliana Duarte.

A melhor Série Ambiental para TV foi Consciente Coletivo, por fim, o público que lotou diariamente o Cine-Teatro São Joaquim e o Cinemão, montado no Colégio Professor Alcide Jubé escolheu Lixo Extraordinário, como melhor filme desta edição do Fica. A produção assinada por João Jardim, Karen Harley e Lucy Walker recebeu o Premio Luiz Gonzaga Soares.Os jornalistas credenciados no FICA escolheram como melhor filme desta edição, “pela qualidade dramatúrgica e amplitude da visão da questão ambiental”, o media-metragem A Terra da Lua Partida, de Marcos Negrão e Andre Rangel, do Rio de Janeiro.

A programação do XIII Fica segue até este domingo, 19/6, com ampla programação. Homenageado nesta edição o cineasta Arnaldo Jabor acompanhará a projeção dos longas: Eu Sei que vou te Amar, O Casamento, Toda Nudez Será Castigada, Eu te Amo e Suprema Felicidade. O Fórum ambiental recebe ainda neste sábado o psicanalista Contardo Calligaris para a mesa “O que é o Meio Ambiente Humano?”. A programação noturna deste penúltimo dia do FICA inclui shows de artistas goianos como: Ricardo Leão e Camilla Fausino e dos Dj Daniel de Mello e Gloom, que abrem a apresentação do cantor e guitarrista francês Mano Chao, na Praça de Eventos Beira-Rio.

Os filmes premiados nesta XIII edição do FICA serão reapresentados, a partir das 9h deste domingo, no Cinemão. Já as questões relativas à energia nuclear serão debatidas no Cine Teatro Joaquim a partir das 10h30 na mesa Energia Nuclear: Fukushina, Angra dos Reis e o Césio 137 em Goiás, da qual fará parte o deputado Fernando Gabeira. Para o encerramento está sendo esperada com grande expectativa pela população que lota as ruas da história Cidade de Goiás, a rainha do rock Rita Lee.

Confira abaixo o trailer dos filmes vencedores da XIII FICA
Lixo extraordinário – Lucy Walker

Terra da Lua Partida – Marcos Negrão e André Rangel
Pólis – Marcos Pimentel

O desejo da vila de Changhu – Xia Chenan
Os Guerreiros do Arco-Íris da Ilha Waiheke – Suzanne Raes
Bicicletas de Nhanderu – Ariel Ortega e Patricia Ferreira

Teia do Cerrado – Uliana Duarte

TamanduAbandeira – Ricardo Podestá
Consciente Coletivo – Lúcia Araújo e Pedro Luá

Deixe um comentário