De 23 de outubro a 05 de novembro, a capital paulista abrigará a trigésima terceira edição da Mostra Internacional de Cinema.
A arte do pôster do festival tem a assinatura de Otávio e Gustavo Pandolfo, dupla de grafiteiros conhecida internacionalmente como Os Gêmeos. Expoentes da street art, os irmãos ficaram famosos ao pintarem espaços públicos e serem convidados a mostrarem sua arte no museu Tate Modern de Londres. O grafite e as pichações são temas de filmes exibidos na Mostra esse ano, como o polêmico alemão Art Inconsequence e o brasileiro Pixo.
Uma das convidadas especiais da Mostra será a diva do cinema francês Fanny Ardant, que apresentará seu primeiro filme como realizadora, Cinzas e Sangue (Cendres et Sang). Dentro da programação de filmes, o público poderá rever alguns clássicos estrelados por Ardant, como A Mulher do Lado, Crimes de Autor, De Repente, num Domingo e O Jantar.
O premiado diretor grego Theo Angelopoulos ganhará uma retrospectiva e está entre os convidados da Mostra esse ano. Seu filme mais recente, The Dust Of Time (I Skoni Tou Hronou), com Willem Dafoe e Michel Picolli, será um dos destaques da programação.
Imagens delirantes foram recuperadas para a alegria de espectadores e cinéfilos, que poderão assistir à versão restaurada de Inferno, clássico de 1964 com Romy Schneider, dirigido por Henri-Georges Clouzot.
O cinema sueco terá uma mostra especial, com filmes que representam várias épocas desta cinematografia única. O público terá a oportunidade de conhecer o trabalho de Hasse Ekman, diretor contemporâneo de Ingmar Bergman, frequentemente citado em publicações sobre cinema em todo o mundo como um dos grandes de seu tempo. O diretor indicado ao Oscar® Jan Troell, (cujo filme Il Capitano ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim/1991) também terá filmes dentro do programa.
A 33ª Mostra ainda contará com a revisão da obra do diretor e produtor italiano Gian Vittorio Baldi, que trabalhou com diretores como Pier Paolo Pasolini e Alain Resnais.
Dentre a seleção oficial da Mostra para 2009 estão o vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes A Fita Branca, de Michael Haneke e o ganhador do Prêmio Especial do Júri do Sundance Film Festival Humpday, de Lynn Shelton. O vencedor do Camera DOr 2009 do Festival de Cannes, Sanson & Delilah e London River, vencedor do Urso de Prata de Melhor Ator (Sotigui Kowjaté) no Festival de Berlim, também estão entre os selecionados.
A abertura oficial da Mostra será realizada mais uma vez no Auditório Ibirapuera, e terá a exibição de À Procura de Eric (Looking for Eric), de Ken Loach, indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes. Outros diretores que terão filmes exibidos na programação deste ano são Wes Anderson, com sua primeira animação, O Fantástico Sr. Raposo (Fantastic Mr. Fox), Mark Webb, com 500 Dias com Ela (500 Days of Summer) e Ang Lee, com Aconteceu em Woodstock (Taking Woodstock). A produção de terror sobre zumbis Colin, do diretor Mark Price sensação em Cannes por seu budget ter sido de apenas US$ 70, também tem exibição confirmada.
Em 2009 a Mostra teve um número recorde de inscrições para a Mostra Competitiva, com mais de 700 filmes. As salas exibidoras que compõem o circuito este ano são:
Unibanco Arteplex
Cine Bombril
Cine Olido
Espaço Unibanco Pompéia
Espaço Unibanco Augusta
Cinema da Vila
CineSesc
FAAP Fundação Armando Álvares Penteado
Cinemateca salas BNDS e Petrobrás
HSBC Belas Artes
CCSP Centro Cultural São Paulo
Reserva Cultural
Cine TAM Morumbi
MASP Vão Livre
Cine Marabá
MIS Museu da Imagem e do Som
Os filmes brasileiros com exibição confirmada para a 33ª Mostra de Cinema em São Paulo até o momento são:
Pixo, de João Wainer, Roberto T. Oliveira
A Casa De Sandro, de Gustavo Beck
À Margem Do Lixo, de Evaldo Mocarzel
Br3 (Ficção), de Evaldo Mocarzel
Br3 (documentário), de Evaldo Mocarzel
Jantar em Família, de João Villela
Sol na Neblina, de Werner Schumann
Insolação, de Felipe Hirsch, Daniela Thomas
O Sonho Bollywoodiano, de Beatriz Seigner
Sequestro, de Wolney Atalla
Um Dia de Ontem, de Thiago Luciano, Beto Schultz
Natimorto, de Paulo Machline
Um Homem Qualquer, de Caio Vecchio
Os Inquilinos, de Sergio Bianchi
Cabeça a Prêmio, de Marco Ricca
Reidy, A Construção da Utopia, de Ana Maria Magalhães
Hotel Atlântico, de Suzana Amaral
O Sol do Meio Dia, de Eliane Caffé
Solo, de Ugo Giorgetti
27 Cenas Sobre JOrgen Leth, de Amir Labaki
O Amor Segundo B. Schianberg, de Beto Brant
Alô, Alô, TErezinha!, de Nelson Hoineff
Caro Francis, de Nelson Hoineff
Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes