O projeto tem como meta o diálogo e reflexão com os interessados na produção cultural alemã, sobre a possiblidade de uma estética cinematográfica destituída de parâmetros pré-determinados. Pretendemos proporcionar à comunidade goianiense um contato mais próximo com a cultura e com o que de melhor se fez e faz no cinema alemão. A mostra conta com exibição de filmes, palestras, debates e mini-cursos.
A III Mostra de Cinema Alemão dará continuidade ao sucesso das I e II Mostras realizadas em 2006 e 2007. Nesta edição serão apresentados 28 filmes. As exibições acontecerão entre os dias 18 e 27 de maio no Cine Goiânia Ouro e no Cine UFG.
* Mini-curso “Wenders Cinéfilo”Dirigente: Yanet Aguilera (USP)Dias: 20, 21 e 22 de maio de 2009Local: Cine Goiânia Ouro Horário: 09h às 12h
O Cinema Novo Alemão será analisado por meio de um de seus cineastas mais conhecidos, Wim Wenders. O curso examina sua filmografia procurando compreendê-la dentro de um contexto histórico e estético. Trata-se de ver como, nos anos 70, em plena pós-modernidade, é possível ainda contar histórias relevantes sem usar a paródia, o pastiche e o clichê. Enfatizaremos ainda a renovação que essa cinematografia trouxe para o cinema.
Para realizar a sua inscrição você precisa apenas enviar o seu nome completo para o e-mail: [email protected]
Não há nenhuma taxa a ser paga, todas as atividades serão inteiramente gratuitas e o certificado de participação será entregue ao final da Mostra.
A vida dos outros (Das Leben der Anderen), Florian Henckel von Donnersmarck (2006)
Em novembro de 1984, o governo da Berlim Oriental busca assegurar seu poder através de um cruel sistema de controle e vigilância sobre os cidadãos. O capitão Anton Grubitz busca ser promovido em sua carreira, com o apoio dos mais influentes círculos políticos da época, e para isso dá a um fiel agente do sistema, Gerd Wiesler, o encargo de coletar evidências contra o bem-sucedido dramaturgo Georg Dreyman e sua namorada, a atriz Christa-Maria Sieland.
Quatro Minutos (Vier Minuten), Chris Kraus (2006)
Uma estória extremamente singular, narrada com uma consistência igualmente extraordinária: há décadas Traude dá aulas de piano na prisão feminina. Agora ela se depara com a jovem Jenny, uma moça reservada, condenada por homicídio e que já fora considerada um prodígio musical. Durante a tentativa da professora de levar a sua aluna à vitória em uma competição musical, se desenvolve uma relação difícil e conflituosa entre as duas mulheres, excitante até o último segundo.
Adeus, Lenin! (Good Bye, Lenin!), Wolfgang Becker (2003)
Berlim (leste), outono de 1989: A mãe de Alex Kerner entra em estado de coma após sofrer um infarto, razão pela qual a queda do muro lhe passa despercebida. No verão de 1990 ela recobra a consciência, porém o médico adverte que qualquer excitação pode ser-lhe fatal. Alex terá de esconder da mãe a extinção do Estado do SED (Partido Socialista Único). Ele e seus amigos enganam a mulher enferma, fazendo parecer que a RDA ainda existe. A ilusão funciona por um bom tempo, mas chega o momento em que a verdade não poderá mais ser ocultada. Esta inteligente comédia foi o filme alemão de maior sucesso no ano de 2003.
O desespero de Veronika Voss (Die Sehnsucht der Veronika Voss), Rainer Werner Fassbinder (1981)
Inspirado pelo destino da estrela Sybille Schmitz do estúdio alemão da Ufa, Fassbinder narra uma estória sombria do pós-guerra: a atriz Veronika Voss, viciada em drogas, não consegue mais ter o mesmo sucesso que no passado. Ela se desespera e, enquanto se ouve no rádio a benção de páscoa do papa, ela comete suicídio. Neste segundo filme de sua trilogia sobre os anos cinqüenta, Fassbinder utiliza de modo soberano os elementos visuais do antigo melodrama dos estúdios da Ufa.
Yella, Christian Petzold (2007)
Yella é jovem e bonita, mas decide fugir de um casamento falido e da falta de perspectivas na sua cidade natal para se estabelecer em Hannover. Em oposição a seu interior tumultuado, o comportamento frio e calculado da jovem acaba sendo um trunfo nos negócios, e ela está a caminho do sucesso profissional. Esta personalidade dual, no entanto, mantém a tensão do filme em alta, ainda mais quando Yella começa a ser assombrada por seu ex-marido psicótico. O personagem deu à atriz Nina Hoss um urso de prata no Festival de Berlim de 2007, e a indicação do diretor Christian Petzold para o urso de ouro no mesmo ano. Ele (Petzold) merece ser comparado a Claude Chabrol, mas ao mesmo tempo com algo muito distinto, e distintamente germânico, publicou o jornal inglês The Guardian, que classificou Yella como um thriller extremamente envolvente.
O céu de Lisboa (Lisbon Story), Wim Wenders (1994)
Phillip Winter (Rüdiger Vogler) é um engenheiro de som, que viaja até Lisboa para ajudar seu velho amigo Friedrich Monroe (Patrick Bauchau) à concluir seu filme. Winter atravessa a Europa de norte a sul, até chegar na capital portuguesa, só que já é um pouco tarde: Friedrich desapareceu. Na grande casa onde vivia, Friedrich não deixou mais do que um filme inacabado, contendo imagens sem som recolhidas nas ruas de Lisboa. Pacientemente, Winter decide pôr o som nas imagens, e fascinado com a beleza do lugar, ele resolve ficar um pouco mais e explorar a região. É quando conhece Teresa (Teresa Salgueiro, interpretando ela mesma), a bela vocalista do grupo Madredeus, por quem logo se apaixona. Novas surpresas surgem com o repentino reaparecimento de Friedrich.