Feira e-cêntrica reúne expositores do meio editorial e criativo independente em Goiânia

Evento realizado entre os dias 20 e 22 de outubro tem programação gratuita
feira e-cêntrica
(Foto: Feira e-cêntrica – Divulgação)

A negalilu editora realiza, a partir desta sexta-feira (20), a quinta edição da feira e-cêntrica, evento voltado para publicações independentes de Goiânia. Serão noventa e três expositores e expositoras de cinco estados e do Distrito Federal, reunidos nos dias 20, 21 e 22 de outubro, na Vila Cultural Cora Coralina. O evento integra a programação comemorativa dos 90 anos de Goiânia, e irá promover atividades formativas gratuitas, simpósio, performance, sarau e exposição de arte.

Com curadoria da escritora e editora Larissa Mundim, a e-cêntrica integra o calendário nacional de feiras de publicações independentes. Realizado com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Goiânia, a feira conta com a parceria da Universidade Federal de Goiás, do Centro Cultural Octo Marques e da Vila Cultural Cora Coralina. A Goiânia Clandestina também é parceira e amplia o ambiente de debate, realizando o Simpósio Epistemologias Afrodiaspóricas Goiânia Clandestina.

A feira e-cêntrica reúne editoras, selos literários, coletivos criativos e artistas gráficos de todo o Brasil. Entre os expositores veteranos estão as editoras Borogodó (SP), Experimentos Impressos (RS), Lote 42 (SP) e artistas como Nestor Jr. (SC) e LTG (DF). O número de estreantes também é significativo, contando com expositores Editora Luas (MG), Poupée Rouge Publicações (SP), Costurados (SP), Carolina Nogueira (DF) e o Ateliê de Livros Malcriados (MG).

Os trabalhos editoriais e artísticos de Goiás representam 50% da mostra, com MMarte Produções, martelo casa editorial, negalilu, mondru, Marcelo Peralta, Wes Gama, Coletivo Renka, entre outros.

Programação

A abertura, realizada pela negalilu na sexta-feira (20), celebra ainda os 10 anos de trabalho da editora. No mesmo dia, a partir das 18h30, no Centro Cultural Octo Marques, a programação prevê lançamento de livros com participação das escritoras Cidinha da Silva (SP) e Diana Salu (DF), do escritor Pablo Mathias (GO) e da editora Somnia, que traz a público a antologia “Entre páginas goianas”.

O artista visual Luiz Basile (SP) fará uma visita guiada à exposição “Diário do confinamento – Autorretrato da pandemia”, às 19h30, na Galeria Sebastião dos Reis. Na ocasião, haverá também um momento de homenagem ao livreiro José Pereira, um dos sócios da Livraria Palavrear, falecido em 2022.

No sábado (21) e no domingo (22), a feira e-cêntrica promove quatro oficinas dedicadas a pessoas interessadas em poesia, literatura infantil, artes gráficas e artes visuais. Outro destaque do evento é a realização da trigésima primeira edição do Sarau das Minas GO, coordenado por Carol Schmid. A abertura do sarau terá a participação especial da artista e bonequeira Laura Anastácia (Cidade de Goiás), com a performance “Maria Grampinho”.

Também no sábado (21), será realizado o Simpósio Epistemologias Afrodiaspóricas Goiânia Clandestina, de 14h às 16h, na Sala de mídias João Bênnio, na Vila Cultural Cora Coralina. Com o intuito de valorizar e reconhecer a importância dos saberes tradicionais e ancestrais, o encontro reúne pesquisadores, mestres e representantes das culturas de baile e de rima. Os debatedores e debatedoras convidadas são Mestre Guaraná, Zanza Gomes, Pietra Pedrosa e Muralha Separatista.

Serviço: feira e-cêntrica

Data: 20/10 (sexta)
Local: Centro Cultural Octo Marques
Comemoração dos 10 anos da negalilu editora
Homenagem ao livreiro José Pereira (Livraria Palavrear)
18h30: Lançamento de livros: Cidinha da Silva (SP), Diana Salu (DF), Pablo Mathias (GO) e Somnia (GO)
19h30: Visita guiada à exposição “Diário do confinamento – Autorretrato da pandemia”, com Luiz Basile (SP)
20h30: Vernissagem

Data: 21/10 (sábado)
Local: Vila Cultural Cora Coralina
11h às 20h: Feira e-cêntrica – exposição/comercialização de livros especiais, zines e artes gráficas
9h às 12h: Oficina de poesia e performance, com Arthur Moura Campos (GO) – Sala de Mídias João Bênnio
9h às 12h: Oficina de carimbo, com Marceli Mengarda (SC) – LAB 1
14h às 17h: Simpósio Epistemologias Afrodiaspóricas Goiânia Clandestina –  Sala de Mídias João Bênnio

Data: 22/10 (domingo)
Local: Vila Cultural Cora Coralina
11h às 19h: Feira e-cêntrica – exposição/comercialização de livros especiais, zines e artes gráficas
9h às 12h: Oficina de poesia e performance, com Arthur Moura Campos (GO) – Sala de Mídias João Bênnio
14h às 17h: Oficina Elementos fundamentais para a escrita do livro infantil, com Andrea Kluge (DF) – Sala de Mídias João Bênnio
16h30: Performance “Maria Grampinho”, com Laura Anastácia (GO)
17h: Sarau das Minas GO, com coordenação de Carol Schmid (GO)

Deixe um comentário