O Grupo Arte & Fatos, da Universidade Católica de Goiás, leva ao palco do Teatro Goiânia (unidade da Agência Goiânia de Cultura Agepel), o espetáculo Balada de Um Palhaço, da obra do dramaturgo Plínio Marcos. A peça, que tem direção de Danilo Alencar, será encenada no sábado, 25 de abril, às 21 horas; e domingo, 26, às 20 horas, com ingressos a R$ 10.
Escrita em meados de 1986, em um leito de hospital, quando seu autor Plínio Marcos sofreu um ataque cardíaco, Balada de Um Palhaço reúne uma gama de personagens. O texto traz a tona os conflitos que impulsionam as relações humanas, numa espécie de aproximação entre o simples e o complexo, o riso e o choro, a dor e a alegria, e outros sentimentos que permeiam as faces humanas.
Com 70 minutos de duração o espetáculo põe em cena um humor de aparência desregrada. Traz a história de dois palhaços, Bobo Plin e Menelão, dono de um circo decadente, mas veículo único de sobrevivência para os dois dramalhões. Em foco o debate entre Bobo Plin, iluminado pela visão de uma cigana que lhe aponta novos caminhos, e Manelão, que só pensa nos lucros e em escapar da falência explorando o trabalho do companheiro. A peça é encenada pelos atores Bruno Peixoto e Edson de Oliveira.
O espetáculo foi montado pelo grupo Arte & Fatos em 2006, com subsídios do prêmio Myriam Muniz e Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia. Foi apresentada em diversos festivais de teatro no país, conquistando significativas premiações e indicações.
Grupo Arte & Fatos
Foi criado em 1988, pelo diretor Danilo Alencar, como parte do Programa Cultural da Universidade Católica de Goiás, hoje Coordenação de Arte e Cultura. O grupo se dedica constantemente à pesquisa sobre o trabalho do ator e o estudo das diversas formas e possibilidades do fazer teatral. A trupe já soma dez espetáculos em seu currículo, encenados em festivais, mostras de teatro e turnês em Goiás e outros Estados.
Contato: Fernanda Fernandes (62) 8532-5000
Serviço
Espetáculo: Balada de Um Palhaço, com o Grupo Arte & Fatos
Data: sábado, 25 de abril, às 21 horas; e domingo, 26, às 20 horas
Local: Teatro Goiânia
Ingressos: R$ 10,00
Fonte: Agepel