As vaquinhas coloridas vão invadir Goiânia

As grandes e verdes pastagens da cidade mais arborizada do Brasil vão receber um lindo rebanho. As vaquinhas pretendem bater todos os recordes de sorrisos, fotos e público nessa edição Goiânia. Trata-se da CowParade – Circuito das Vacas, exposição de arte que há 11 anos roda o mundo todo e já passou por 90 cidades. No Brasil, a CowParade já passou por São Paulo (2005), Curitiba e Belo Horizonte (ambas em 2006) e Rio de Janeiro (2007), São Paulo e Porto Alegre (2010) e foi vista por mais de 150 milhões de pessoas.
No dia 13 de março, haverá um coquetel para 800 convidados no Deck do Flamboyant, parceiro do evento, com um pocket show com a dupla Guilherme e Santiago.
Goianos de qualquer idade e classe social serão movidos pela irresistível atração exercida por esse inusitado rebanho que ocupará os parques, avenidas e praças da cidade por dois meses. As esculturas serão instaladas em pontos estratégicos, a maior parte em espaços abertos, livres para que a população observe, contemple e, sobretudo, se divirta. contemplação e sobretudo a diversão.
A CowParade um dos únicos projetos que envolvem a comunidade por inteiro: empresas, artistas locais, terceiro setor e o público. O objetivo é valorizar a arte, embelezar a cidade, proporcionar uma forma de entretenimento e democratizar a cultura.
Essa edição conta com a confecção de 50 esculturas, que terão intervenção de artistas locais e 10 cow babies, que foram customizadas por escolas do ensino público.
A CowParade começou em 1998 quando o artista suíço Pascal Knapp criou diversas esculturas em formato de vaca com a clara intenção de provocar o riso. Em 2000 os direitos das esculturas de Knapp foram comprados pela americana CowParade Holding Inc. e outras 4 mil vacas criadas em todos os continentes.
Desde então foram produzidas 230 miniaturas das vaquinhas mais aplaudidas, em tiragens limitadas e numeradas. De seis em seis meses são editadas novas séries que são comercializadas no Brasil por diversas lojas de presentes e pelo site Submarino. Algumas são obras de artistas brasileiros como a famosa escultura da primeira edição da Cowparade São Paulo: *Rodo Logo Existo, *criada por Kiko Cesar, Felipe Madureira e Luiz Almeida e patrocinada pela Pirelli.
Outra meta é promover a responsabilidade social. Por isso, ao final de cada temporada, as vaquinhas são arrematadas em leilões beneficentes com renda revertida para obras sociais das comunidades envolvidas. O projeto já arrecadou quase R$ 4 milhões para ações de responsabilidade social no Brasil. A arrecadação obtida pelo leilão será destinada a entidades sem fins lucrativos.
Quem assina a edição em Goiânia é a Toptrends, representante da CowParade no Brasil. A empresa brasileira foi criada em 2004 com a missão de popularizar a arte e a cultura através de projetos especiais, como é o caso da CowParade, um dos maiores e mais bem-sucedidos eventos contemporâneos de exposição de arte de rua do mundo. A produção local é da Arte Plena Produções Culturais. Nomes como Alexandre Liah, Sanatan, Edney Antunes, Sandro Tôrres e Helena Vasconcelos figuram entre os selecionados que terão suas vacas expostas nas ruas da capital. Pela primeira vez também figuram entre as vaquinhas exemplares pintadas por alunos de 11 escolas da rede pública municipal de ensino.
Serviço
*CowParade Goiânia 2011 – Circuito das Vacas*
De 14/03/2012 a 08/05/2012
Idealização: Toptrends
Realização: Secretaria da Cultura da Prefeitura da Cidade de Goiânia
Para patrocinar uma escultura: Entre em contato com a Toptrends.

Deixe um comentário