Brasília, a capital projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e o urbanista Lúcio Costa, será a casa do mestre da arquitetura Charles-Edouard Jeanneret, mundialmente conhecido como Le Corbusier, a partir de 16 de junho, quando será aberta a exposição Le Corbusier, entre dois mundos, no espaço Caixa Cultural de Brasília. Parte da vasta programação do Ano da França no Brasil, Le Corbusier, entre dois mundos oferece ao público a oportunidade de apreciar cerca de 120 obras do arquiteto, urbanista e artista plástico francês, um dos mais importantes nomes da arquitetura no século XX.
A exposição abrange a produção de Le Corbusier entre 1945 e 1965, período considerado por especialistas como o auge de sua maturidade profissional, quando ele realizou seus mais importantes trabalhos. O visitante poderá conferir essa fase através de projetos de arquitetura, desenhos, pinturas, esculturas, tapeçarias e maquetes criados pelo arquiteto, além de livros, fotografias e objetos do acervo da fundação que leva seu nome. O público descobrirá ainda a ligação do arquiteto francês com Brasília, a capital tombada pela Unesco como patrimônio da humanidade. A obra de Le Corbusier, criador da unidade habitacional de Marselha, influenciou profundamente o trabalho do brasileiro Oscar Niemeyer, que impregnou Brasília com os princípios da arquitetura moderna aprendida com o mestre, como os prédios sobre pilotis, que dão aos moradores da cidade total liberdade de locomoção, sem nenhum tipo de obstáculo ao passeio.
Essa exposição é importante não apenas para Brasília, mas para o Brasil, ao mostrar os valores sociais que embasaram as criações de Le Corbusier nos últimos vinte anos de sua vida e que influenciaram enormemente a arquitetura moderna adotada no país. Uma arquitetura que se preocupa em unir classes, evitar desperdícios e integrar os moradores de uma cidade. A prova concreta do elo entre França e Brasil. Um evento como esse não poderia ficar de fora da proposta do Ano da França no Brasil, afirma Marcelo Dantas, diretor de Intercâmbio e Projetos Especiais do Ministério da Cultura do Brasil.
A exposição, uma parceria da Caixa Cultural de Brasília com a Embaixada da França no Brasil e a Fundação Le Corbusier, fica aberta à visitação até o dia 19 de julho, quando segue para a Caixa Cultural do Rio de Janeiro. A produção é do Grupo AG, com curadoria do arquiteto francês Jacques Sbriglio.
Serviço:
Exposição Le Corbusier, entre dois mundos
Local: Caixa Cultural Brasília Galeria Principal
Abertura: 16 de junho, das 19h às 22h
Visitação: de 17 de junho a 19 de julho
Horário de visitação: diariamente, das 9h às 21h
Endereço: SBS Quadra 4 Lote 3/4, anexo da matriz da Caixa
Informações: (61) 3206-9448
Classificação etária Livre
Entrada Franca