Em sua terceira edição, a maratona de música clássica Rio Folle Journée faz parte, neste ano, do calendário oficial do Ano da França no Brasil. O festival será realizado entre os dias 3 a 7 de junho, com uma programação dedicada ao compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart. O destaque deste ano fica por conta da Orquestra Rio Folle Journée, montada especialmente para o evento e que se apresentará na abertura oficial da maratona, sob a direção de Roberto Tibiriçá e com Sonia Goulart no piano.
Com o objetivo de democratizar o acesso à música clássica, a Folle Journée foi criada em 1995 em Nantes por René Martin. Atualmente, além de França e Brasil, a jornada é realizada na Espanha e no Japão. Pelo sucesso obtido, a maratona foi trazida para o Brasil em 2007 pela brasileira Helena Floresta. Neste ano, serão 38 concertos de curta duração a preços populares, que vão de R$ 1 a R$ 10, em seis espaços da cidade, de manhã à noite.
A Rio Folle Journée está totalmente em linha com o conceito do Ano da França no Brasil, de trazer ao País manifestações artísticas e culturais francesas marcantes, acessíveis a toda a população, destaca o gerente de Intercâmbio e Projetos Especiais do Ministério da Cultura, Rodrigo Galletti. Neste ano, a Rio Folle Journée vai distribuir 5,1 mil ingressos para alunos da rede estadual de ensino, por intermédio da Secretaria Estadual de Educação.
Os concertos serão realizados na Sala Cecília Meireles, no Auditório Guiomar Novaes, na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa, no Teatro João Caetano, na Escola de Música | Salão Leopoldo Miguez e no Auditório do BNDES, todos localizados a distâncias que podem ser percorridas a pé. A Rio Folle Journée 2009 será patrocinada pelo BNDES, Bradesco Seguros e Previdência e pela Alstom, com apoio da Firjan, do Consulado da França, da agência CulturesFrance e Hotel Novo Mundo.