Abertas as inscrições para o Festival de Cinema Brasileiro em Toronto

Cineastas de todo o Brasil podem inscrever seus filmes no processo de seleção da 3º edição do BRAFFT – Brazilian Film Festival of Toronto (Festival de Cinema Brasileiro em Toronto), que acontece no Bloor Cinema, de 4 a 8 de setembro de 2009, no Canadá.

Os filmes selecionados – pela curadoria do jornalista e crítico de cinema Celso Sabadin – concorrerão ao Troféu Golden Maple, desenvolvido pelo designer Nilson J. dos Santos, em cinco categorias: Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Diretor, Melhor Filme e o Melhor do Público.

O Festival é uma realização do Instituto Cefac, instituição sem fins lucrativos, reconhecida como de Utilidade Pública e é organizado no Brasil pela Puente e no Canadá pela Southern Mirrors, da atriz brasileira Bárbara de la Fuente. Ele está registrado na Ancine e faz parte do Guia Brasileiro de Festivais de Cinema e Vídeo 2009, da Associação Cultural Kinoforum.

Nossa diversidade cultural do Canadá

Nos últimos dois anos os organizadores já exibiram 59 filmes brasileiros na cidade de Toronto, dentre eles Meu nome não é Johnny, maior bilheteria de filme nacional em 2008 e Orquestra dos Meninos, em lançamento simultâneo. O Brazilian Film Festival of Toronto foi o primeiro festival de filmes exclusivamente brasileiros a ser apresentado no Canadá.

Em 2008 o Brafft realizou ações para geração de negócios e de aproximação de cineastas brasileiros e canadenses. Em pesquisa realizada com espectadores, os filmes apresentados na segunda edição do Brazilian Film Festival of Toronto foram considerados excelentes por 66% e bons por 34%. A maioria da audiência foi de canadenses (50%), seguida de brasileiros (35%) e outras nacionalidades (10%). A idade dos espectadores das sessões foi de 21 a 40 anos (65%), de 41 a 60 anos (22%), terceira idade (6%) e adolescentes (3%).

Deixe um comentário