A princípio até parece loucura, mas não é que os planos da banda britânica Coldplay estão dando certo? Com o álbum Mylo Xyloto eles lançaram uma maneira diferente de ganhar dinheiro (pelo menos para a própria banda): cada vez que alguém no mundo escuta uma das músicas do CD no Spotify e Rhapsody, os artistas recebem alguns centavos. Os consumidores pagam 10 dólares por mês e têm o direito de escolher qualquer música da biblioteca (são “milhões” de arquivos, segundo essas “lojas”, e agora estão inclusas músicas do Coldplay) e ouvir as faixas online ou baixar as músicas para seus dispositivos móveis.
Combatendo a pirataria
No caso do Coldplay, o lançamento do novo CD aconteceu na última terça-feira (25) e as músicas já não estão disponíveis no sistema. Em comunicado, a EMI, gravadora da banda, declarou: “Nós sempre trabalhamos e pensamos na melhor estratégia para cada um de nossos artistas e achamos que essa seria uma boa opção para eles, afinal, melhor receber centavos do que incentivar as vendas piratas em que os artistas não recebem nada”. Ao que tudo indica Mylo Xyloto será um dos álbuns mais vendidos do ano. A música de estreia,Every Tardrop Is a Waterfall, já acumulou vendas de 736 downloads (e crescendo!) e a estimativa é que essa quantia aumente para 450 mil até domingo (30).