8 filmes para ver no Dia das Crianças

O Dia das Crianças está chegando e os programas especiais para se fazer com a criançada são muitos. Uma boa ideia é juntar a família toda e dedicar um cineminha em casa às crianças. No cinema, a temática infantil sempre teve seu espaço e é responsável por grandes recordes, tanto em bilheteria quanto em apelo popular. E esses filmes vão além, mais do que agradar a garotada, conquistam os adultos. Alguns se tornaram verdadeiro clássicos, como você pode ver nessa lista de filmes que a Zelo selecionou uma sessão de “nada inéditos na Sessão da Tarde”, para o Dia das Crianças. Afinal, clássico é clássico e não é à toa, vale a pena ser visto de novo e mais uma vez.
1. Meu Primeiro Amor (1991)
Com o título original de “My Girl”, é um filme de drama e romance americano, que conta a história de uma pequena garotinha, Vada (Anna Chlumsky), descobrindo o mundo da adolescência em meio a um pai ausente, a falta da mãe, que morreu no seu parto e seu primeiro amor. Perturbada com a morte, diante da perda da mãe e pelo fato de seu pai ser um agente funerário que dá mais atenção aos mortos do que à filha, Vada cresce solitária. Ao longo da história, ela ainda aprende a lidar com novos sentimentos, como o primeiro amor e também precisa lidar novametne com seu grande trauma, quando perde seu então melhor amigo e primeiro amor, Thomas J. (Macaulay Culkin). O filme é um clássico que marcou gerações!

2. Matilda (1996)
Numa espécie de conto de fadas moderno, mais uma vez uma garotinha diferente e impopular como destaque no cinema. Matilda (Mara Wilson) é uma garotinha super dotada de inteligência, gênio em matemática e cheia de apetite por conhecimento, que é vítima do completo desinteresse de seus pais (Danny DeVito e Rhea Perlman), dois picaretas, e da implicância do seu irmão mais velho. Para se livrarem da menina, enviam-na para uma escola regida por uma cruel diretora, a Senhorita Agatha Trunchbull (Pam Ferris). Lá Matilda passar a ter amigos, descobre que dispõe de poderes mágicos, habilidades especiais, e mais do que isso, descobre como é receber afeto de verdade, ao encantar sua professora, a doce Senhorita Honey (Andrea Murucci). Começa então uma revolução onde os malvados e mal-humorados enfrentam os poderes da garotinha.

3. Esqueceram de Mim (1990)
O filme é uma comédia que tem como personagem principal um garotinho deixado acidentalmente para trás pela sua família nas férias de Natal. Kevin McCalister (Macaulay Culkin), de apenas oito anos, tornou-se de um momento para o outro o homem da casa. Sozinho e desajeitado, tenta resolver os seus problemas: vai às compras, cozinha, lava a roupa e se prepara para a guerra contra dois ladrões que ameaçam roubar sua casa. Um dos filmes onde os pequenos desentendimentos familiares e o ímpeto de uma mãe em reencontrar seu filho, são retratados de forma mais singela e divertida. O filme recebeu indicações ao Oscar nas categorias Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original, para Somewhere in my memory.
4. O Rei Leão (1994)
Muito embora seja difícil não citar os vários sucessos em animação da Disney, o Rei Leão é um clássico absoluto. Repleto de canções belíssimas, um dos vilões mais maquiavélicos dos desenhos animados e um cenário onde tudo salta aos olhos, o filme conta a história do pequeno Simba e seu desejo de crescer e se tornar o rei dos animais. Ao longo do filme, o pequeno enfreta muitos problemas, como a morte de seu pai, cuja culpa ele julga ser sua, e a fuga pra longe de casa. Uma referência clássica dos duelos dentro da família em que o sobrinho tem que enfrentar o tio para preservar o legado da família.

5. Os Saltimbancos Trapalhões (1981)
Os Saltimbancos Trapalhões é um filme brasileiro estrelado pelo grupo humorístico Os Trapalhões em 1981, baseado na peça teatral Os Saltimbancos, adaptada para o português por Chico Buarque, por sua vez uma adaptação do conto Os Músicos de Bremen, dos Irmãos Grimm. Funcionários humildes, os amigos Didi (Renato Aragão), Dedé (Dedé Santana), Mussum (Mussum) e Zacarias (Zacarias) se tornam a grande atração do circo Bartolo, graças à sua incrível capacidade de fazer o público rir. Mas o sucesso lhes têm um preço: a oposição do mágico Assis Satã e a ganância do Barão, o dono do circo. Juntos, os quatro amigos precisarão combatê-los. O filme conta também com a atriz Lucinha Lins, interpretando a canção “A História de uma Gata”, que virou sucesso popular.

6. Os Batutinhas (1994)
Batatinha (Travis Tedford), Porky (Zachary Mabry) , Alfalfa (Bug Hall), Stymie (Kevin Jamal Woods) e outros meninos integram um grupo de garotos que simplesmente detesta garotas. Entretanto o clube se sente traído quando Alfafa se apaixona por Darla (Brittany Ashton Holmes) e os meninos começam a aprontar divertidas confusões para separar o novo casal. Um filme em que a graciosidade estampa essa fase da vida em que o interesse pelo oposto surge, mas que fala basicamente sobre amizade, pequenos valores. É uma refilmagem da série dos anos 20 e 30.

7. A Fuga das Galinhas (2000)
No ano de 1950, numa granja dedicada à criação de galinhas em Yorkishire, a galinha Ginger procura desesperadamente uma maneira de conseguir escapar ao fim trágico que os seus donos reservaram para ela e os seus companheiros de granja e viver em liberdade num santuário. Depois de várias tentativas não muito bem sucedidas, “voando”, surge no galinheiro o galo Rocky, com uma ambiciosa promessa: ensinar as galinhas a voar. Mas o tempo de Ginger e Rocky é muito pouco: a família Tweedy, donos da granja, compraram uma máquina que faz tortas de galinha, e que rapidamente entrará em funcionamento e irá acabar com toda a população do local, apenas se o bravo Rocky conseguir impedir. O filme consegue unir comédia, drama, aventura e romance.

8. Procurando Nemo (2003)
Um tema recorrente no cinema, não só no segmento intantil, é a ligação entre mães e filhos, mas Procurando Nemo inova ao focar na questão pai-filho. Na história, o peixe-palhaço é capturado por um mergulhador e espera pelo resgate do seu pai, com medo de cair nas mãos de uma criança sádica. O filme é repleto de diálogos inteligentes, passagens marcantes e personagens extremamente populares, como a peixinha Dory e o tubarão Bruce. A produção tornou-se o segundo filme mais lucrativo da história da Pixar, atrás apenas de Toy Store 3 e ganhou o Oscar de Melhor Animação.

A nossa lista tem fim, e nós chegamos nele, mas os filmes são muitos e não é só no Dia das Crianças que se pode – e até se deve – reunir a família com a criançada e promover uma sessão de cinema.

Deixe um comentário