8 Filmes em homenagem aos professores

O último dia 15 foi Dia dos Professores, esses profissionais tão importantes para a formação de todos nós que no Brasil são tão desvalorizados. Lembrando que o final de semana já está chegando, nossa dica de cinema dessa vez presta uma singela homenagem aos nossos professores. Selecionamos algumas obras que retratam de variadas formas os mestres, em sua maioria lutando com realidades diversas com o intuito maior de formar cidadãos melhores. Confira:
1. Primavera de uma Solteirona
Essa produção rendeu a Maggie Smith o Oscar de melhor atriz por sua atuação. Na Edimburgo da década de 30, a professora Jean Brodie (Smith) viola as regras de um colégio para moças e começa a ensinar lições especiais relacionadas ao amor e a arte. Entretanto, Brodie é traída por uma de suas púpilas e acaba tomando uma grande lição.

2. Preciosa – Uma História de Esperança
Claireece “Preciosa” Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Abusada pela mãe, violentada pelo pai e grávida de seu segundo filho, é convidada a frequentar uma escola alternativa, na qual vê a esperança de conseguir dar um novo rumo à sua vida. Paula Patton interpreta a professora de Precious a Sra. Rain.

3. Sociedade dos Poetas Mortos
Robin William interpreta de forma magistral um professor de poesia nada ortodoxo, em uma escola preparatória para jovens. Com o seu talento e sabedoria, ele inspira os seus alunos a perseguir as suas paixões individuais e tornar as suas vidas extraordinárias. O filme mostra também que em certa altura da vida, as pessoas, em especial os jovens, deveriam opor-se, contestar, gritar e sobretudo ser “livres pensadores”, e não deixar que ninguém condicione a sua maneira de pensar, mas também ensina esses mesmos jovens a usarem o bom-senso. A produção recebeu indicações ao Oscar nas categorias de melhor filme, melhor diretor.

4. Larry Crowne – O Amor Está de Volta
Larry Crowne (Tom Hanks) trabalha há anos em uma loja, onde já foi escolhido por nove vezes como o funcionário do mês. Um dia, para sua surpresa, ele é demitido por não ter curso superior. Precisando recomeçar do zero, ele resolve se matricular na faculdade. Um dos cursos que realiza é o de oratório, ministrado por Mercedes Tainot (Julia Roberts), que está desanimada devido ao desinteresse dos alunos por sua matéria. A vida na faculdade faz com que Larry ganhe novos amigos, mude seu estilo de vida e se aproxime, cada vez mais, de Mercedes.

5. Entre os Muros da Escola
Esse longa se passa na periferia de Paris e aborda questões como exclusão social e a relação entre aluno e professor. Baseado em livro homônimo, o filme mostra as experiências do professor de literatura François Marin em uma escola de Ensino Médio. O docente tenta estimular os estudantes, mesmo tendo que lidar com o descaso dos alunos. O filme recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes e foi indicado como melhor filme estrangeiro ao Oscar.

6. Pro Dia Nascer Feliz
Enquanto nos colégios de classe alta de São Paulo, jovens sentem a pressão dos últimos exames do ano, no grande Rio, interior de Pernambuco ou na periferia paulista, alunos professores desmotivados faltam às aulas, escolas enfrentam situações precárias e alunos transformam o ambiente escolar no único compromisso social que têm na semana. Neste documentário angustiante, João Jardim ajuda a traçar um retrato obre a situação escolar do país.

7. Half Nelson
Numa escola do Brooklyn, frequentada majoritariamente por alunos negros e latinos, o professor Dan Dunne (Ryan Gosling) ensina História e é técnico do time de basquete feminino. Dunne, que é viciado em drogas, deixa a disciplina de lado e se concentra em discutir filosofia e dialética com os estudantes. O filme centra-se em sua relação com Drew (Shareeka Epps), uma aluna de 13 anos frustrada com a vida que leva. Gosling recebeu uma indicação ao Oscar de melhor ator.

Deixe um comentário