Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Plantas precisam de cuidados especiais no verão

Dentro de casa ou no jardim, flores e folhagens requerem mais atenção quanto às regas durante as altas temperaturas
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Se tem uma coisa que todo mundo concorda, é que as plantas dão vida a qualquer ambiente. Elas trazem equilíbrio, sensação de bem-estar e aconchego. O cultivo de flores, folhagens e arbustos em casa tem se tornado uma prática cada vez mais comum, e para ter plantas bonitas e saudáveis, alguns cuidados são fundamentais.

Um dos mais importantes é em relação às regas, principalmente no verão, por ser um período de altas temperaturas e no qual as plantas estão em pleno crescimento. A água é indispensável para o desenvolvimento de qualquer planta, pois participa do processo de absorção dos nutrientes e fotossíntese. Mantê-las hidratadas é essencial para criar um espaço dos sonhos.

Para molhar as plantas de maneira mais prática e eficaz, a Tramontina dá algumas dicas de acessórios podem te ajudar muito nesta tarefa:

Mangueiras

(Divulgação)

Com diversos diâmetros, comprimentos e resistência à pressão, atende as mais diversas necessidades na hora de cuidar do jardim. Para mais conforto e precisão, é possível adicionar acessórios na ponta da mangueira como esguichos, aspersores e hidropistolas. Eles facilitam e diversificam a dispersão da água, controlando o fluxo e a pressão na hora de refrescar as plantas.

Aspersores

(Divulgação)

Prático, esse acessório permite realizar a rega de maneira semiautomática. Em grandes espaços, coloque os aspersores em série, ou seja, mais de um aspersor na mesma área para contemplar todo o espaço. Alguns modelos possuem regulagem do ângulo de abrangência, permitindo assim direcionar a área, evitando molhar calçadas, varandas, janelas ou paredes.

Regador

(Divulgação)

O mais clássico dos acessórios de rega, além de muito prático, ainda pode auxiliar na economia de água. É o mais indicado para áreas menores ou para molhar plantas internas.

Vasos Autoirrigáveis

(Divulgação)

Este tipo de vaso possui uma tecnologia que disponibiliza a água aos poucos, mantendo a terra sempre úmida. É necessário apenas verificar o reservatório de água, para mantê-lo sempre abastecido. É uma peça prática, que pode ser usada tanto em ambientes internos como externos.

Além de usar os acessórios corretos, é importante prestar atenção aos melhores horários para molhar as folhagens: no início da manhã, ou no final da tarde. Evite dar água nos períodos mais quentes do dia, pois grande parte do volume de água se perde antes mesmo de chegar ao solo. Priorize as regas pela base das plantas, evitando molhar as folhas, assim reduzirá o surgimento de doenças foliares. Quanto à frequência, pode variar bastante, dependendo do tipo de planta e do clima. O mais recomendado é verificar a terra: se estiver seca, está na hora de regar.