Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Iluminação de área externa: 3 dicas para acertar na escolha

Designer de interiores ddestaca como utilizar LEDs em projetos de iluminação em jardins e varandas
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Iluminação na área externa

Ao longo dos festejos de fim de ano, os ambientes externos concentram eventos sociais importantes entre famílias e amigos. A iluminação adequada desses espaços é fundamental para garantir conforto e descontração, afinal, além de favorecer a decoração, uma boa iluminação é capaz de tornar a área externa, como jardins e varandas, ainda mais, convidativa.

Para uma escolha ideal, deve-se levar em conta uma série de fatores: o tipo de lâmpada, a composição com os outros elementos dispostos no espaço e o estilo que combina com o dos moradores. A partir desse conceito, a designer de interiores da Lorenzetti, Claudia Tieko, explica como aplicar de forma inteligente algumas das soluções em LED nas áreas externas.

Os produtos em LED são ótimas alternativas pela sua versatilidade. Alguns modelos têm função mais decorativa, enquanto outros são usados para garantir maior segurança durante a noite. Outras vantagens da iluminação em LED são a alta durabilidade e economia no consumo de energia.

Refletores. São ideais para valorizar jardins e quintais a noite. “O tamanho do refletor poderá ser escolhido de acordo com o tamanho do espaço que vai receber a iluminação. Geralmente essa é uma peça de chão que pode ser embutida tanto no jardim, quanto nos caminhos”, conta Claudia. Além da função decorativa, os refletores de LED também se destacam pela praticidade e facilidade de instalação.

Luminárias. Proporcionam um ambiente mais clean e moderno em varandas cobertas, por exemplo, pois criam um espaço mais original e cheio de personalidade. Indicado para uma iluminação geral, pode ser embutido no teto, com uma vedação decorativa ou totalmente translúcida. “O essencial é suavizar e distribuir a luz de maneira uniforme”, completa a designer.

Spots. Trazem destaque ao ambiente, direcionando a luz para a superfície desejada. Podem ser utilizados para realçar jardins verticais, como também para iluminar a bancada de jantar em uma área gourmet.