Make B. lança linha de pincéis articulados contribuindo para inclusão de pessoas com deficiência

Cocriada com a Comunidade Beleza Livre, linha alia design funcional e acessível para atender necessidades específicas de pessoas com limitações motoras
pincéis articulados
(Foto: Divulgação)

Em um movimento inédito para inclusão e acessibilidade no mercado da beleza, Make B. – marca de maquiagem do Boticário – lança a primeira linha de pincéis acessíveis articulados no Brasil. Cocriada com a Comunidade Beleza Livre, comunidade online de pessoas diversas no país para o desenvolvimento de produtos, a linha é um marco pioneiro que alia tecnologia e acessibilidade, promovendo democratização da maquiagem com um design funcional e adaptável, graças a um mecanismo articulado exclusivo.

A linha é composta por cinco pincéis: base (nas versões duo fiber e kabuki), pó, blush e espiral (para acabamentos). Disponíveis em todos os canais de venda do Boticário, os pincéis contam com um mecanismo inovador que permite ajustar a angulação, facilitando o alcance de diferentes áreas do rosto. Com cabos quadrados e afunilados, eles proporcionam precisão e firmeza, trazendo mais controle e segurança na aplicação da maquiagem, especialmente para pessoas com limitações motoras. Além disso, as bases dos pincéis possuem marcação tátil, facilitando a identificação para pessoas com deficiência visual e expandindo a acessibilidade do produto.

Tecnologia inclusiva

Desenvolvidos ao longo de quatro anos em parceria com pessoas com deficiência, os pincéis articulados representam um avanço em acessibilidade em um país onde 24% da população apresenta algum grau de deficiência (visual, motora, auditiva e/ou cognitiva), cerca de 46 milhões de brasileiros, segundo o IBGE. “Mais do que um lançamento, a linha de pincéis articulados de Make B. é um marco na democratização da beleza. Acreditamos que a maquiagem precisa ser acessível e, por isso, buscamos criar produtos inovadores que atendam às necessidades desse público”, destaca Vanessa Machado, diretora de Gifts e Acessórios do Grupo Boticário.

A cocriação com a Comunidade Beleza Livre foi essencial para o desenvolvimento dos pincéis. Em parceria com o instituto de pesquisa Ipsos, a comunidade online de pessoas diversas conecta o Grupo Boticário à diversidade brasileira em todas as etapas de desenvolvimento. “Essa é a principal iniciativa para garantir, no futuro, um portfólio inclusivo e diverso, considerando as necessidades das pessoas”, explica Rony Santos, gerente sênior de ESG do Grupo Boticário.

Vanessa acrescenta que foram realizadas interações contínuas com pessoas com deficiência, considerando aspectos como formato, peso e facilidade de uso, garantindo que os pincéis fossem práticos e inclusivos. “A resposta positiva nos testes e a emoção de quem experimentou demonstram o impacto real da acessibilidade e inclusão. Com a linha de pincéis articulados, Make B. reafirma seu pioneirismo, unindo tecnologia e propósito para um futuro mais inclusivo”, finaliza a executiva.

Compromisso com a inclusão

Em busca de produtos que representem a diversidade da sociedade, o Grupo Boticário instituiu o Selo de Diversidade e Inclusão. Criado pela área de Ciências do Consumidor em parceria com o time de D&I, o selo, presente nas embalagens dos pincéis Make B., assegura que o produto foi cocriado com participação de um público diverso, considerando suas necessidades ao longo do desenvolvimento.

Este selo representa um compromisso com inclusão e representatividade, certificando que o produto atende às expectativas de um público amplo e diverso.

Os pincéis articulados Make B., com preços de R$39,90 a R$79,90, estão disponíveis nas lojas físicas do Boticário, no e-commerce e por revendedoras em todo o Brasil.

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