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Aprenda rituais de bem-estar para incluir na rotina e cuidar da pele no outono

Especialistas orientam a como manter a prática de autocuidado sem sair de casa
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A união do ambiente de trabalho, prática de exercícios, hobbies e descanso em um só lugar fez com que cada vez mais pessoas percebessem a importância do autocuidado. Mesmo com mais tempo em casa, encontrar um tempo para si pode parecer uma missão difícil quando pensamos na correria do dia a dia, o que também não significa que é impossível. Até cuidar de si em pequenas doses de rituais diários pode nos beneficiar com resultados promissores para fortalecer o nosso bem-estar físico e mental.

Para descobrir por onde começar a planejar sua rotina de cuidados ou mesmo um SPA Day sem sair de casa, nada melhor do que ter como guia especialistas de alguns dos melhores SPAs do país. Profissionais do Renaissance São Paulo, Palácio Tangará e Porto de Galinhas Resort & Spa reuniram dicas que vão desde a escolha dos produtos ideais até tratamentos relaxantes que têm tudo a ver com a temporada atual: a chegada do outono. O momento de transição é ideal para cuidar da pele e prepará-la para enfrentar tanto climas mais frios e secos, quanto os mais quentes que ainda estão por vir.

Esfoliação e hidratação

(Divulgação)

O The Spa at Renaissance é o espaço de wellness de um dos melhores hotéis no Brasil, sendo um verdadeiro refúgio no coração da capital paulista, com 460 metros quadrados rodeados do jardim do hotel e foco total no relaxamento. Nele, os tratamentos têm como base produtos orgânicos que valorizam a natureza brasileira, grandes apostas de Juliana Xavier, gerente do The Spa.

Para o outono, a especialista recomenda a combinação de esfoliação e hidratação, a fim de ajudar na renovação celular e ainda contribuir para luminosidade, nutrição e elasticidade da pele. Para a esfoliação as indicações são produtos com açaí, óleo de coco e castanha do Brasil na composição, como os usados no tratamento Ritual de Renovação do Renaissance. Já para a hidratação, a aposta é optar por ingredientes como óleo de semente de maracujá, manteiga de cupuaçu, óleo de coco e melado de cana de açúcar, cujas propriedades cicatrizantes e regenerativas são aproveitadas pelo espaço de wellness no Momento The Spa, tratamento focado na hidratação que é ainda mais necessário durante o outono.

Otimizar o momento de descanso

(Divulgação)

Já no litoral de Pernambuco, um dos grandes destaques são as experiências promovidas pelo Amay Wellness & SPA, no Porto de Galinhas Resort & SPA. Com 850 metros quadrados, toda a filosofia do espaço foca em promover uma experiência sensorial única e contemplativa aliada a água, vapor e infusões. Cercado pela natureza da região litorânea e arquitetura inspirada na estética asiática, o SPA ganha cada vez mais motivos para ser incluído na sua lista de lugares para visitar.

Contudo, a principal dica é não esperar visitar o Amay Wellness & SPA para começar a rotina de relaxamento. Como ressaltou Jebson Silva, coordenador do Amay, a chegada do outono não só impacta a hidratação da nossa pele, como também representa um momento que pede por tratamentos aconchegantes e descanso. Para se preparar de corpo e alma para a virada de estação e tornar o dia a dia mais leve, um dos principais tratamentos recomendados por ele é o banho de fruta, que foi elaborado para aliviar o stress cotidiano, auxiliar em uma boa noite de sono, amenizar sintomas como a síndrome do pânico, cólicas menstruais, crises de ansiedade e outros fatores. Confira a seguir o modo de preparo.

Ingredientes

  • 225 gramas de sal grosso;
  • 15 gotas de óleo de alfazema;
  • 6 fatias fina de laranja Bahia;
  • 10 gotas de óleo Grapefruit.

Modo de preparo

Em um recipiente coloque o sal grosso, o óleo essencial de alfazema e de Grapefruit, misture bem. Encha a banheira com água aquecida, coloque o seu sais de banho e as fatias de laranja Bahia na banheira e aproveite seu banho.

Rituais de automassagem

(Divulgação)

Normalmente, quem procura por esse autocuidado sente um desconforto excessivo no seu dia e está sem tempo para fazer uma massagem profissional. Mas, muito além disso, a automassagem traz a ideia de conhecer o próprio corpo e entender como você mesmo pode se ajudar a longo prazo, evitando futuras dores. Para isso, Ana Paula Isber, supervisora do Flora Spa do Palácio Tangará, traz algumas dicas e técnicas de como ter esse cuidado em casa.

Primeiramente, a pessoa precisa se livrar dos agentes que geram esse estresse, seja emocional ou físico. Para tanto, recomenda-se escolher um lugar mais tranquilo, com pouco barulho. É sugerido afastar-se do celular e ficar em uma posição confortável com apoio para as costas.

O ideal é estimular os pontos mais energéticos do corpo, começando por pressões intermitentes confortáveis, que não tragam dor, entre as sobrancelhas, seguindo para as têmporas e finalizando nas maçãs do rosto. Essa última ajuda na congestão nasal e a liberar a tensão na musculatura do rosto, que está em constante movimento durante o dia. As pressões devem ser feitas no sentido anti-horário, de cinco a dez vezes, considerando um pequeno intervalo entre cada.

Para o corpo, com a mão em formato de concha, trabalhar com pressões na musculatura do pescoço, com movimentos circulares em sentido anti-horário, descendo até o ombro. Em seguida, fazer movimentos circulares com os dois dedos polegares na parte óssea embaixo do joelho e na lateral, desta vez no sentido horário. Para finalizar, colocar pressão em ambos os tornozelos com os dedos polegares para ajudar na circulação linfática e no inchaço.

Para os pés, coloque-os por 15 minutos em uma bacia, com um litro de água quente e um litro de água em temperatura ambiente, acompanhando de sal grosso, duas gotas de óleo essencial para hidratação e uma erva à escolha. A técnica ajuda na retenção de líquidos e no cansaço. A erva pode ser o alecrim, que é estimulante e ajuda a ativar a circulação sanguínea, ou a hortelã, que alivia o cansaço mental e diminui o estresse.