Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

5 dicas para cuidar da pele no inverno

Especialista dá dicas para manter a pele saudável também em dias mais frios; é importante não esquecer do filtro solar
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
(Foto: Shutterstock)

Com a proximidade do inverno, que inicia em meados de junho, os cuidados com a saúde da pele também precisam de atenção. Desde banhos mais quentes a mitos envolvendo o protetor solar podem levar as pessoas a agirem incorretamente e até prejudicarem a derme nesse período do ano. E para não deixar que isso aconteça, a esteticista Cleide Lima, da Singu, marketplace de beleza e bem-estar, que é especialista em limpeza de pele, aponta cinco dicas preciosas para seguir nos dias mais frios do ano. Confira:

1. Evite banhos muito quentes

O calor excessivo causa uma desidratação na pele, o que a faz produzir ainda mais óleo, ficando mais propícia a acnes, por exemplo. Então, em dias mais frios, além de evitar banhos muito quentes, uma dica é não lavar o rosto no chuveiro e deixar para realizar a skin care após o banho, na água fria.

2. O protetor solar não é feito só para dias ensolarados

Esse mito já está praticamente sendo extinto, mas é sempre bom reforçar que o protetor solar também é necessário em dias frios, chuvosos e nublados. E mais: ele é necessário até mesmo sem sair de casa. Com o home-office, modalidade em que muitos estão inseridos atualmente, a exposição à luz dos eletrônicos, como o computador ou notebook, também agride a pele. E nesse caso, a exigência é ainda de um protetor com base. Existem diversas texturas: creme, gel aquoso, mousse e até pó, se adaptando a diversos tipos de pele e necessidades.

3. Hidratação e nutrição

Em dias mais frios, a pele tende a ressecar, e por isso a necessidade de hidratação e nutrição é ainda mais forte no inverno. Mas, sempre lembrando que existem tipos diferentes de peles e, portanto, é necessário usar aquele que é ideal para a sua. Se ainda não tem um hidratante ideal, procure um dermatologista. Aqui é importante derrubar um mito: peles oleosas também precisam de hidratação, existem produtos que cumprem esse papel enquanto controlam a oleosidade.

4. Faça limpeza de pele com hidratação

Para manter a saúde da pele, é recomendado fazer uma limpeza mensalmente – com uma profissional, nada de tentar fazer em casa! Durante o inverno, é importante fazer o procedimento seguido de uma hidratação, de forma a não deixar a pele tão ressecada.

5. Reponha Vitamina C

É muito comum a necessidade de reposição de Vitamina C durante os dias mais frios do ano, isso porque o período causa mais ressecamento, fazendo com que a pele demande mais nutrição. Então, além de hidratar, é importante investir tanto em alimentação rica em vitamina C, como, principalmente, na aplicação de produtos com a vitamina como principal fonte, diretamente sobre a pele. Além de ser um importante antioxidante, a vitamina C contribui para a potencialização do protetor solar e, ainda, traz um glow saudável para a pele. Lembrando que o produto ideal sempre será aquele recomendado pelo dermatologista, de acordo com as características da sua pele.