Orquestra brasileira em Nova York

A vida de 40 jovens brasileiros entre 12 e 21 anos de idade não será mais a mesma depois da apresentação na renomada sala de espetáculos Carnegie Hall, em Nova Iorque (EUA), dia 28 de novembro. Fruto do Programa de Música & Orquestra Instituto GPA, a Orquestra Instituto GPA é a primeira brasileira, com foco social, a ser convidada para se apresentar na sala de espetáculos.
Primeira orquestra brasileira com alunos carentes a se apresentar no Carnegie Hall (Foto: Divulgação)

Para alguns desses jovens, essa é a primeira experiência fora do país, o que pode abrir muitas portas para a carreira profissionais desses talentosos músicos. O jovem Vitor Hugo, de 17 anos de idade, é um desses jovens que está saindo do Brasil pela primeira vez. Ele mora no bairro Vila Isabel, em Osasco (SP), e está no programa de mú​sica do Instituto GPA há 2 anos. “Sempre foi um sonho fazer música e consegui encontrar no Instituto GPA o que procurava ainda mais por ser gratuito, pois não tinha condições de arcar com um curso de música”, conta Vitor. O aluno, que toca viola, sonha em conseguir seguir carreira na música se tornando um músico renomado.
Ao longo desses 15 anos, o programa de Mú​sica & Orquestra Instituto GPA já beneficiou mais de 13 mil jovens, caso dos ex-alunos Vinicius Santana e Leonardo Jaffet que hoje moram em North Dakota (EUA) e ​Surrey (Inglaterra), respectivamente. Vinicius deixou o Instituto GPA há 3 anos, após ser aprovado na North Dakota State University​ e Leonardo​​, h​á 1 ano para ​ estudar na ​Yehudi Menuhin School. Os dois ex-alunos foram convidados para integrar o corpo de 40 músicos no Concerto do Carnegie Hall. “É uma honra comemorar os 15 anos do programa e da orquestra com uma apresentação no Carnegie Hall. Esse convite é um grande reconhecimento do nosso trabalho, que ao longo desses anos sempre buscou oferecer, por meio da música, um futuro melhor para os jovens carentes do Brasil”, comemora Daryalva Bacellar, diretora do Instituto GPA.
Sob o comando do Maestro Daniel Misiuk, a Orquestra Instituto GPA trará no repertório um toque brasileiro com interpretações de Cesar Guerra Peixe e Adoniran Barbosa, sem deixar de homenagear a cultura americana com musica como New York State Of Mind.

Deixe um comentário