O final de semana está recheado de espetáculos de dança, em Goiânia. A Quasar Jovem estreia os espetáculos Fica Comigo e Lupita, nos dias 27 e 28 de setembro, no Teatro Goiânia. Os trabalhos de dança contemporânea coreografados, respectivamente, por João Paulo Gross e Daniel Calvet também serão apresentados na Cidade de Goiás e Anápolis, no mês de outubro deste ano.
Composto por bailarinos goianos entre 17 e 21 anos, o elenco iniciou os trabalhos para a turnê em março deste ano, com leituras, exercícios dramáticos, laboratórios de movimento que antecederam à agenda de montagem, com especificidades de cada espetáculo. “Fica Comigo e Lupita têm características coreográficas bem diferentes e este foi o primeiro desafio do grupo, muito novo e bastante renovado, a partir da saída de profissionais que atingiram a idade máxima de permanência na companhia”, relata a coordenadora da Quasar Jovem, Martha Cano.
Segundo ela, desde a criação da Quasar Jovem, a proposta artística prevê a colaboração de coreógrafos convidados, com o intuito de diversificar a linguagem e de possibilitar ao elenco o contato com inúmeras informações cognitivas e corporais. O primeiro coreógrafo a trabalhar com a companhia foi Henrique Rodovalho, diretor artístico da Quasar Cia de Dança, mantenedora do grupo jovem, que tem como proposta principal a formação de bailarinos goianos no estilo contemporâneo.
FICA COMIGO
O poema Guardar de Antônio Cícero foi o ponto de partida para que o bailarino da Quasar Cia de Dança, João Paulo Gross, concebesse um espectáculo capaz de fazer lacrimejar os saudosistas e suspirar os jovens românticos. Com 40 minutos de duração, Fica Comigo abre o programa da noite propondo um mergulho nas memórias que guardamos ao longo de nossas vidas.
Viagem no passado, relicário, cortejo, o Amor cristalizado, delírio em cena. Embalado pela riqueza sonora das Valsas Brasileiras, um universo que oscila entre o erudito e o popular vai sendo construído e desvelado através do olhar que observa, lentamente, as imagens e ações construídas pela dramaturgia. “Fica Comigo cria uma pulsão entre a vida e a morte, como um estímulo para que ela continue na sua travessia”, comenta João Paulo Gross.
LUPITA
Criado pelo coreógrafo assistente da Quasar Cia de Dança, Daniel Calvet, Lupita é uma aposta na empatia causada pelos clichês e exageros próprios das telenovelas. “A obra não se inspira em nenhum texto específico, porém, vai de encontro a símbolos que transitam nos folhetins novelísticos, principalmente os mexicanos”, conta.
A criação de personagens caricaturados indica caminhos para a interação e jogos cênicos componentes de uma narrativa que, no gênero, poderia ser chamada de clássica: mocinhos, vilões sob a influência de um crime passional. Para Calvet, o resultado é um espetáculo alegre, divertido, tecnicamente elaborado, alinhado com o espírito jovem e bem humorado do grupo.
SERVIÇO
Goiânia: Teatro Goiânia
27 setembro (21h) e 28 setembro (19h)
R$ 20,00 (inteira) │ R$ 10,00 (meia)
Campanha “Dia das Crianças”
Leve um brinquedo novo/ semi – novo e pague meia entrada
Cidade de Goiás: Teatro São Joaquim
11 outubro – 20h
Entrada franca
Anápolis: Teatro do IFG – Instituto Federal de Goiás
13 outubro 19 h
Entrada franca