O jornalista Iúri Godinho lança nesta quinta-feira (17/10), o livro “A Construção – Cimento, Ciúme e Caos nos Primeiros Anos de Goiânia”, apenas para convidados. O evento será temático, dentro de uma obra em andamento adaptada para a solenidade, o Residencial Atmosphere, próximo ao Goiânia Shopping.
Com prefácio do prefeito Paulo Garcia, a obra é focada na construção das primeiras ruas e edifícios, e no modo como viviam os goianos viviam. Destaque também para o canteiro de obras instalado no núcleo inicial, às margens da estrada que ligava Leopoldo de Bulhões a Anápolis, onde hoje é a Avenida Anhanguera. Com 400 páginas, 200 fotos e capa dura, a obra vai de 1932 até 5 de julho de 1942, data da inauguração oficial da cidade.
“O Estado não tinha dinheiro para a construção e ela foi feita sem planejamento a longo prazo, com os problemas sendo resolvidos na medida em que apareciam”, relata Iúri. Fruto de cinco anos de pesquisa, o livro conta com imagens nunca antes publicadas, além de ter base em diversos anúncios e matérias veiculadas na imprensa nacional, além de plantas e mapas.
- Liceu, projeto de Attilio Corrêa Lima construído pela Coimbra Bueno/ Arquivo Venerando de Freitas Borges