A décima terceira edição do Goiânia Mostra Curtas será realizado entre 08 e 13 de outubro de 2013, no Teatro Goiânia. Esse ano, o evento reúne 90 filmes e vídeos produzidos em 14 estados, extraídos de 724 produções inscritas. Entre os selecionados estão 44 documentários, 37 filmes de ficção, nove animações e sete filmes experimentais. O Icumam (Instituto de Cultura e Meio Ambiente), que tem o projeto aprovado pela Lei Rouanet, informa que está em busca de agregar mais parceiros ao festival.
Uma das categorias é a Curta Mostra Brasil, que traz 47 produções, 14 de São Paulo e sete do Rio de Janeiro. Destaque também para o número de trabalhos produzidos em Minas Gerais, quatro ao todo; e Goiás, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Paraná; sendo três os representantes de cada estado. A curadoria desta categoria é de Maria Abdalla, diretora geral da 13ª Goiânia Mostra Curtas e presidente do Icumam.
- Curta Mostra Goiás, O que Aprendi com meu Pai (Foto: Reprodução)
A Curta Mostra Goiás é um espaço para a veiculação de curtas-metragens goianos, cuja produção encontra-se em franco crescimento. Para esta categoria, a curadoria é de Rafael Parrode, que classificou 13 produções. Os curtas selecionados para a Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Municípios e Curta Mostra Brasil concorrem a prêmios de incentivo à produção concedidos por empresas da indústria cinematográfica que apoiam o festival.
A programação também conta com a 12ª Mostrinha, dedicada à formação de público infantil para o cinema nacional, com oito curtas-metragens e curadoria do professor André Barcelos. Além da Curta Mostra Cinema nos Bairros, exibição itinerante que leva seis filmes para três bairros da capital goiana. Maria Abdalla também é a curadora desta categoria. Tanto a mostra infantil quanto a itinerante contam com júri popular para eleger o melhor filme, que leva o Troféu Icumam. “O grande número de documentários selecionados nos mostra um panorama interessante do segmento audiovisual brasileiro em curta-metragem. Todo o conjunto de obras selecionadas revela um Brasil diverso em identidades, reflexões e desejos”, analisa Abdalla.
- 12ª Mostrinha, Arapuca (Foto: Reprodução)
O festival realiza, até 18 de setembro, três oficinas gratuitas: Construindo o Figurino, com a figurinista Joana Gatis; Laboratório – Princípios e Ferramentas da Narrativa Audiovisual, com o autor, roteirista e produtor de cinema Aleksei Abib; e E se eu fosse o autor? – Produção de Vídeo Adaptações Literárias, com os educadores Aluísio Cavalcante e Leila Dias. As vagas serão distribuídas, preferencialmente, entre os candidatos residentes no Estado de Goiás, onde se realiza o festival.
A lista de filmes escolhidos já está disponível no site: www.goianiamostracurtas.com.br.