Mostra Iconoclássicos em cartaz até 30 de julho

De 26 a 30 de julho, o Cinema do Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro recebe a Mostra Iconoclássicos, dentro da programação do Itaú Cultural. As sessões serão sempre às 12:30, às 15 e às 20 horas, com entrada franca. Na selação de filmes, uma série de obras que falam sobre artistas brasileiros contemporâneos. São documentários sobre o músico e compositor Itamar Assumpção, o artista plástico Nelson Leirner, o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa e o cineasta Rogério Sganzerla. E também uma adaptação do livro Catatau, do poeta Paulo Leminski. Todos referências na produção cultural nacional.
Veja a programação detalhada:
Dia 26 – Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz (100 min, 2011)
O filme apresenta o universo do cineasta Rogério Sganzerla pela lente de Joel Pizzini. Para falar de Sganzerla, Pizzini utilizou o universo desse que é um dos principais cineastas brasileiros, morto em 2004. Trata-se de um filme-ensaio que recria o ideário por meio dos signos mais recorrentes de sua filmografia, como Orson Welles, Noel Rosa, Jimi Hendrix e Oswald de Andrade.
Dia 27 – EVOÉ! – Retrato de um Antropófago (104 min, 2011)
A obra revela o fundador do Teatro Oficina em toda sua potência criativa.O diretor Tadeu Jungle mistura de forma labiríntica depoimentos recentes e imagens históricas da carreira do diretor, ator e dramaturgo Zé Celso. Personagem único, ele guia o documentário como narrador principal. Entre os arquivos utilizados no documentário estão programas jornalísticos, vídeos pessoais do artista e registros dos espetáculos e bastidores do Teatro Oficina, fundado em 1958.
Dia 28 – Assim É, Se Lhe Parece (75min, 2011)
Com direção de Carla Gallo, é um retrato de Nelson Leirner “sem a pretensão de alcançar a verdade e é avesso ao enaltecimento do artista”, observa a diretora. Nesse documentário em particular, o público se vê às voltas com a arte irreverente, crítica e provocativa de Leirner, traduzida na sua forma de pensar arte e de viver a vida.
Dia 29 – Ex isto (86min, 2011)
Com direção de Cao Guimarães e João Miguel como protagonista, Ex isto se baseia no romance Catatau do poeta Paulo Leminski. Convidado pelo Itaú Cultural a realizar um filme que dialogasse com a obra do poeta que marcou toda a sua geração e as que vieram atrás, Cao Guimarães escolheu inspirar-se livremente no romance Catatau, escrito em 1975, umas das obras mais emblemáticas de Leminski na qual o autor se deixa levar por uma hipótese histórica: “E se René Descartes tivesse vindo ao Brasil com Maurício de Nassau?”.
Dia 30 – Daquele Instante em Diante (110 min, 2011)
Itamar Assumpção foi fonte de inspiração para Rogério Velloso na direção de Daquele Instante em Diante, que abriu a série de exibições de Iconoclássicos. Para realizar o filme, Rogério Velloso garimpou imagens raras em acervos e arquivos particulares. Durante dois anos mergulhou em um processo intenso de entrevistas e seleção de trechos em mais de 180 horas de gravações.
Assista o teaser do projeto: http://youtu.be/qMdXD0t3Ajo

Deixe um comentário