Orquestra Sinfônica de Goiânia realiza seu 6º Concerto no dia 11 de junho, no teatro Sesi, às 20 horas, com entrada franca. Sob a regência do maestro Joaquim Jayme e com Raiff Dantas como solista, a apresentação tem no programa obras de Antonin Dvorak (1841-1904).
Antonin Dvorak (1841-1904) nasceu na aldeia boêmia de Nelahozeves, perto de Praga (então parte da Boêmia no Império Austríaco, atual República Tcheca). Sua obra conheceu sucesso principalmente quando surgiram as Danças Eslavas (1878) e as primeiras sinfonias. Em 1892, aceitou o convite para dirigir o Conservatório de Nova Iorque. Escreveu então algumas de suas obras mais famosas, como a Sinfonia do Novo Mundo. No entanto, a saudade fez com que o compositor retornasse para seu país. Suas composições têm estilos muito próprios, com grande riqueza melódica e colorido orquestral.
- Solista paraibano Raïff Dantas Barreto (Foto: Josemar Callefi)
O solista Raïff Dantas Barreto, violoncelista paraibano, começou seus estudos de violoncelo com Nelson Campos na Paraíba. Posteriormente, foi aluno de Enrico Contini no Conservátório Arrigo Boito, em Parma na Itália. Toca com Álvaro Siviero, Davi Sartori, toca no QuartaD e também com o soprano Rose de Souza.Gravou dois CDs pelo selo YB, Duo Quanta (2001) e Quarteto Camargo Guarnieri(2003). Em 2009 lançou os CDs “José Guerra Vicente” juntamente com o pianista Marcos Aragoni, o soprano Rose de Souza e a violinista Ludmila Vinecka pelo selo GLB e “Francisco Mignone-Valsas para cello solo”. Em junho de 2008, fez a estréia brasileira do concerto nº2 para cello e orquestra de Dmitri Kabalevsky com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo. Desde 2001 é o primeiro violoncelo da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo. Em 2012 lançou o CD “Brahms e Franck – Sonatas” pelo selo Clássicos.