“Palavras em Giz” é o novo espetáculo do Nômades Grupo de Dança. Duas apresentações no Teatro Goiânia marcam esta estreia do grupo goiano em turnê nacional, nos dias 15 e 16 de junho. No sábado, às 21h, e no domingo, às 20h. Os ingressos serão vendidos a R$ 10,00 com meia-entrada a R$ 5,00.
- Cena do espetáculo Palavras em Giz: marcas pessoais dão o tom (Foto: Thaís Moreira)
O resultado do processo artístico é uma autobiografia coletiva que coloca em cena marcas pessoais. O encontro destas marcas gera desestabilização e, na instabilidade, provoca-se reatualizações, o momento ideal para o desassossego e, consequentemente, o surgimento de novas marcas. O tema deste trabalho é amparado pelas reflexões da psicoterapeuta Suely Rolnik e pela poética do escritor Fernando Pessoa. De acordo com a coreógrafa e diretora artística Cristiane Santos, a única marca que está realmente explícita é a trilha sonora original, desenvolvida por Gleyson Andrade. “Sou negra e quis que essa fosse a minha marca pessoal no espetáculo, por meio de uma trilha sonora que faz referência direta a sua formação em dança afro. Todos os outros elementos do espetáculo são referências às marcas pessoais de quem vivenciou o processo de criação”, explica Cristiane. Diego Amaral (percussão), Ewerton Luiz (flauta) e Moisés Ferreira (violoncelo) participaram da produção musical.
A premiada artista plástica Anna Behatriz Azevêdo, referência goiana quando o assunto é videoarte, recebeu a missão de criar o que está sendo chamado de “videoscenário”, um recurso que vai alternar entre a cenografia e a linguagem do vídeo, mas com função de cenário. “Já fui bailarina do Nômades e vejo que o diálogo estético entre vídeo e dança é possível e necessário. Meu principal desafio é fazer com que as imagens também componham a coreografia, deixando de ser cenário desassociado da dança”, informa Anna.
Alexandre Greco fica responsável pela criação e operação da iluminação e Wagner Gonçalves pelo cenário. A dupla, após o êxito do espetáculo anterior que tinha água em cena, teto movediço, dentre outros elementos, assumem novos desafios em “Palavras em Giz” em termos de superação técnica e de criação de soluções para que os projetos de luz e cenografia se adaptem facilmente a outros teatros.
Laís Guerra, Valter Caldeira, Ludmila Rocha, Jayme Marques, Nique Gomes e Tatielly Machado fazem parte do elenco do espetáculo, que dura aproximadamente 54 minutos e tem classificação indicativa livre. William Bernardes é responsável pela coordenação geral, Wagner Gonçalves assina o cenário e realiza a montagem. O figurino é de Hazuk Perez e Víctor Teixeira e a maquiagem by Luiz Fernando Ananias.
“Palavras em Giz” será apresentado ainda neste ano em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre, em projeto de circulação contemplado pelo Prêmio Funarte Petrobras Klauss Vianna 2012. Além disso, a estreia do novo espetáculo é o início de uma extensa programação de atividades da comemoração dos 11 anos do grupo.
Para ficar por dentro de todas as atividades comemorativas dos 11 anos e das datas da turnê nacional, acesse a página do grupo no Facebook (www.facebook.com/nomadesdanca).