Vão até o dia 3 de maio as inscrições para o projeto Estação Videoarte, contemplado pelo Edital do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 9ª Edição. O site do projeto entra no ar nesta segunda-feira, 1º de abril, e disponibiliza a ficha de inscrição para as atividades educativas, que tem concepção, curadoria e direção assinadas por Divino Sobral, artista plástico e curador. Os interessados devem preencher completamente o documento e enviar para o e-mail [email protected], acompanhado dos anexos solicitados a cada atividade educativa. Os inscritos passarão por processo seletivo, a lista dos nomes selecionados será divulgada dia 18 de maio no site e os selecionados receberão comunicado ainda por e-mail ou telefone.
O projeto que terá a duração de dois meses, entre maio e julho de 2013, oferecerá programação diversificada composta por exposição de vídeos, palestras de Alberto Bitar e de Armando Queiroz abordando seus respectivos processos de criação, leitura de portifólio de produtores goianos por Armando Queiroz, workshop de criação do vídeo “Quase todos os dias – Goiânia” com Alberto Bitar, além da visita guiada à exposição conduzida pelo curador.
A leitura de portifólio é destinada aos artistas visuais realizadores de trabalhos em vídeo. Os candidatos deverão apresentar no ato da inscrição um portifólio digital, ou links para acesso de trabalhos hospedados na rede. Portifólio com o máximo de 06 (seis) trabalhos deve ser acompanhado de currículo resumido. O workshop é destinado aos artistas visuais que trabalham com fotografia e com vídeo. Os candidatos deverão apresentar no ato da inscrição um portifólio digital com o mínimo de dez (dez) e o máximo de 15 (quinze) fotografias, acompanhado de currículo resumido. A participação nas palestras, leitura de portifólio e no workshop necessitará de inscrição prévia; a participação na visita guiada à exposição é aberta ao público.
A intenção do Estação Vídeoarte é estabelecer diálogo entre os artistas Alberto Bitar e Armando Queiroz, que vivem e trabalham em Belém, e os artistas visuais de Goiânia, estimulando a criação de uma rede de contatos e de experiências que futuramente poderá resultar em maiores intercâmbios. Segundo o curador do projeto, “a capital paraense representa hoje um dos principais pólos de arte contemporânea fora do eixo Rio/São Paulo, e seus artistas penetram no circuito nacional com importância cada vez maior porque suas produções estão maduras; além disso, as ações bem executadas no campo das artes visuais em Belém têm muito a ensinar ao meio de arte de Goiânia”.
- Alberto Bitar – filme Partida (Foto: Divulgação)
Os dois artistas convidados a integrar o projeto são nomes prestigiados na cena brasileira e paraense desde os anos 1990. Alberto Bitar esteve presente na 30ª Bienal Internacional de São Paulo (2012), e recebeu inúmeras premiações como o Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia (2012 e 2010); Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais (2009); Festival Cineamazônia (2008 e 2006); Festival Cinema e Cidade de Porto Alegre (2008); Prêmio Melhor Vídeo do Festival de Belém do Cinema Brasileiro (2005). Armando Queiroz foi artista homenageado no 29º Arte Pará, Belém (2010) e também recebeu inúmeras premiações, entre as quais: Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça (2009-2010); Segundo Grande Prêmio do 28º Arte Pará (2009); Prêmio Aquisitivo no XIII Salão de Pequenos Formatos, Belém (2007 e 2006); Prêmio Especial Graça Landeira no IX Salão de Pequenos Formatos da UNAMA (2003).