- Orquestra de Violeiros de Goiás (Foto: Divulgação)
Sob a regência do maestro Geraldo Pereira, a Orquestra de Violeiros de Goiás abre oficialmente a programação no Teatro Sesi. A apresentação está agendada para o dia 5 de fevereiro, às 20 horas e faz parte do projeto Terça no Teatro. A tradicional orquestra, mantida pela Secretaria de Estado da Cultura, baseia seu repertório na música caipira de raiz.
Composições marcantes como O Ipê e o Prisioneiro (Zé Fortuna/Paraíso), Canarinho Prisioneiro (Praião), Colcha de Retalhos (Raul Torres), Asa Branca (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira), Boiadeiro Errante (Teddy Vieira), Cana Verde (Tonico e Tinoco), Avião das Nove (Praiense/Ado) estão entre as mais tocadas pelo grupo.
Criada em 1982, a Orquestra de Violeiros é considerada uma das mais importantes agremiações musicais de resgate da música sertaneja de raiz, e uma das mais requisitadas do Estado. Segundo o maestro Geraldo Pereira, não faltam convites ao grupo que já fez uma série de apresentações nas Embaixadas Estrangeiras em Brasília, no Mato Grosso, praças, ginásios, clubes, teatros, creches e até hospitais em todo o Estado de Goiás.
A Orquestra de Violeiros é formada por 26 músicos (homens e mulheres). Seus instrumentos básicos são a viola caipira, o violão, a sanfona, o contrabaixo, e mais 18 vozes afinadas. Com suas canções a Orquestra quer reacender a memória popular do povo goiano, e cantar as músicas que falam do campo, das aventuras e dos sentimentos do homem sertanejo.
A entrada é franca.
- A Orquestra de Violeiros é formada por 26 músicos, entre homens e mulheres (Foto: Divulgação)