Agepel celebra o aniversário da capital goiana com diversas atividades culturais

A Agência Goiana de Cultura (Agepel) está programando uma série de atividades como parte das comemorações ao aniversário de Goiânia (24 de outubro). Para isso, as quatro unidades museológicas da Agência de Cultura estão engajadas na realização de exposição de arte, assinatura de convênios, mostra de cinema, palestras, debates e revitalização de espaços culturais.

A programação tem início na próxima terça-feira, 20 de outubro, com a assinatura de um convênio entre o Tribunal de Contas do Estado e a Agepel, para adequação e uso do espaço físico do auditório do Museu Zoroastro Artiaga (que funciona na Praça Cívica, nº 13, Centro). O acordo de cooperação será assinado no Mezanino do Museu, às 9 horas, com a apresentação do Coral do Tribunal de Contas do Estado.

Pelo termo, o Tribunal poderá utilizar o auditório em datas e horários aprovados previamente pelo Museu, para realização de cursos, seminários, palestras, oficinas de trabalho e demais atividades desenvolvidas para a capacitação e qualificação dos servidores, além de sediar os ensaios do Coral do Tribunal de Contas do Estado. O calendário será elaborado de forma a não comprometer as atividades culturais e educativas programadas anualmente pela unidade da Agepel.

O convênio terá vigência de cinco anos, podendo ser renovável por igual período. Informalmente, a Agepel já exercita parceria com o Tribunal de Contas em diversas ações, inclusive no Museu Zoroastro Artiaga, que há mais de dois anos cede o espaço do seu auditório para os ensaios do Coral do Tribunal.

A abertura desta unidade para atendimento a comunidade é uma iniciativa de democratização que a Agepel vem realizando desde 2007, com atuações nos espaços culturais, projetos de preservação do patrimônio e capacitação dos servidores, através de oficinas, seminários e treinamentos. Só em 2009, mais de cinqüenta por cento dos municípios foram envolvidos nos projetos de capacitação da Agepel, por meio de sua Diretoria de Patrimônio Artístico e Cultural.

Revitalização

Durante a solenidade de assinatura do referido convênio, a presidente da Agepel, Linda Monteiro fará o anúncio do projeto de revitalização do Museu Pedro Ludovico Teixeira, que foi retomado neste mês de outubro. O projeto, que teve início em 2007, com o tratamento de conservação dos oito mil documentos pessoais do fundador de Goiânia, Pedro Ludovico, prevê uma série de ações a serem implementadas na unidade. Entre as prioridades estão à dinamização e requalificação da exposição permanente do Museu, que, dentre outros pontos relevantes irá ressaltar, ao lado de figura de Pedro Ludovico, o papel de sua mulher, Dona Gercina Borges, conhecida como a mãe dos pobres.

Será realizada também uma nova pintura no espaço cultural, conservação do jardim, com o replantio de espécies típicas, restauração da estante de livros da biblioteca de Pedro Ludovico, implantação de um banco de dados informatizado e a digitalização da documentação textual e disponibilização do mesmo para pesquisa.

Pintura em papéis

As artes plásticas ganham espaço com a abertura da exposição MAC – 40 Anos de Gravura, que acontece no dia 20, às 19 horas, na unidade (edifício Parthenon Center, Centro). A exposição pretende evidenciar, por meio do acervo do MAC, 40 anos da arte impressa, retratada com cópias editadas dos anos 60 até o final dos 90. Com exceção da xilogravura de Mulata 54, de Lívio Abramo.

A mostra traz um conjunto de obras heterogêneas, ilustrando uma importante trajetória da arte no Brasil, com peças em serigrafias, xilogravuras, litografias e águas fortes, além de desenhos e peças experimentais. Algumas são de natureza estritamente formal, outras poéticas, além de abordagens que denunciam engajamento social e político. Renomados mestres da pintura estarão espelhados na exposição, como Ana Maria Pacheco, Clóvis Graciano, Tarcila do Amaral, Alfredo Volpi, Fayga Ostrower, Rubens Gerschmann, Luiz Lindenberg, Décio Paiva e Hans Suliman, entre outros.

Sétima arte

O cinema entra em cena no dia 23 de outubro, com a Mostra do Cinema Goiano, uma iniciativa do Museu da Imagem e do Som (MIS), que terá espaço no Cine Cultura. A mostra fica em cartaz até o dia 2 de novembro, e traz na programação o melhor da produção cinematográfica de Goiás, com curtas metragens em película, dos gêneros animação, ficção e documentário. As obras serão exibidas às 18h30 e às 20h30, com entrada franca.

Todos os filmes fazem parte do acervo que, após a revitalização dos espaços do MIS, estarão disponíveis para mostras e consultas dos pesquisadores e usuários.

Na abertura da mostra será ministrada uma palestra sobre o tema, com a cineasta Rosa Berardo, seguida de debate com diretores, produtores, cineastas e o público, a partir das 20 horas.

Fonte: Agepel

Deixe um comentário