Especialista em feiras faz palestra inédita em Goiânia

Os números do segmento de feiras e eventos no Brasil são importantes. Ao longo dos últimos quinze anos o Brasil experimentou um crescimento vertiginoso no setor de Feiras e Exposições. “De um patamar ao redor de 35 feiras relevantes realizadas anualmente, hoje atinge quase duas centenas de importantes feiras”, afirma Fernando Lummertz, vice presidente do Instituto Brasileiro de Feiras e Negócios (Ibraexpo). Somente São Paulo abriga cerca de 75% das principais feiras realizadas no país. Não menos excepcional têm sido o crescimento no número de feiras realizadas em diversas cidades das demais regiões do país, em sua maioria com abrangência regional.

Segundo levantamentos realizados pelo Instituto Brasileiro de Feiras e Negócios, o número de feiras e exposições anuais, em todo o Brasil, não é inferior a 500 eventos dessa natureza, abrigando cerca de 50 mil empresas expositoras.

Segundo Lummertz, esse crescimento não se deu (e continua ocorrendo) por acaso. “A mola propulsora é a percepção dos empresários de que essa tem sido a ferramenta de marketing de melhor relação custo benefício para as empresas industriais e prestadoras de serviços”, afirma o especialista.

Especialmente nos grandes centros, as relações comerciais apresentam uma crescente migração dos contatos pessoais para o mundo virtual, fato irreversível que torna ainda mais importante, a realização das feiras como ponto de encontro dos profissionais que compram e vendem produtos, equipamentos, máquinas e serviços de todas as naturezas.

Hoje, centenas de empresas promotoras e organizadoras de eventos, dezenas de centros e pavilhões de exposições, milhares de empresas de montagem e decoração e todo o universo de empresas prestadoras de serviços diretamente ligados a realização desses eventos, empregam milhares de profissionais e movimentam cerca de 5 bilhões de reais por ano, sem agregar nesse valor as receitas e os empregos indiretamente gerados nas atividades complementares tais como hotelaria, transporte de pessoas e de mercadorias, alimentação, entretenimento e outras mais. “Para dar um panorama da importância desse setor para a economia podemos citar a Pesquisa 2008 Indicadores do Turismo da SP TURIS que relata a cidade de São Paulo como 23ª colocada no ranking mundial das cidades que recebem eventos de categoria internacional. A mesma pesquisa relata ainda que 38,5% dos visitantes que chegam a cidade vêm à negócios (22,5%) e/ou para participação em eventos profissionais (16%)”, explica Lummertz.

Fernando Lummertz chega a Goiânia para fazer a palestra “Como obter bons resultados nas feiras de negócios”. Lummertz é administrador, jornalista e MBA em Marketing pela MMSchool. É diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Feiras de Negócios – Ibraexpo e consultor especializado em feiras. Atua no segmento das feiras há mais de 20 anos.

Na palestra, Lummertz vai fazer uma abordagem sobre as inúmeras vantagens de participar das feiras de negócios e apresentar um panorama das ações pré, durante e pós-feira que precisam ser planejadas e implementadas para a conquista de bons resultados. O palestrante também vai explorar os seguintes pontos: Planejamento Prévio – Treinamento da equipe de atendimento no estande – Definição do estande certo – Ações de marketing e Vendas na fase pós-feira.

Deixe um comentário