Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Experiências que te farão se sentir na Turquia sem sair do Brasil

Gastronomia, passeios e produções culturais que carregam um pouco do sentimento de viajar pelo país
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Viajar para a Turquia é uma experiência única. O país possui histórias e culturas encantadoras e surpreende turistas de todo o mundo com seus sabores, cores e atividades. Com opções para todos, do casal em lua de mel ao mochileiro aventureiro, passar alguns dias no país é certeza de bons momentos.

Mas enquanto você espera o dia da sua viagem para a Turquia chegar, é possível viver autênticas experiências turcas no Brasil:

Passeio de balão: Uma das atividades mais famosas e requisitadas na Turquia é o tradicional voo de balão pela Capadócia. A experiência turca começa de madrugada, antes do sol nascer, com os balões já subindo aos céus. Quando o dia amanhece, já do alto, é possível avistar o lindo parque Göreme e o céu alaranjado.

No Brasil, são vários os locais que oferecem voos de balão em paisagens igualmente deslumbrantes, como em Boituva (SP), Torres (RS) e Chapada do Araripe (CE).

Banho turco: Uma das atividades mais tradicionais da Turquia, o hamam é mais do que um simples processo de limpeza do corpo, é um ritual de purificação e relaxamento que remonta aos tempos dos sultões do Império Otomano, e estão presentes em diversos momentos e ciclos de passagens na vida turca.

O banho turco começa em uma sala quente em que a pessoa fica em cima de uma mesa de mármore aquecida por 10 a 15 minutos, transpirando. Depois disso, acontece a esfoliação, que pode ser feita de forma individual ou por um tellak ou natir, profissionais que fazem a limpeza e tiram toda a pele morta e sujeira. Depois é a hora do relaxamento, em que são servidas bebidas geladas.

No Brasil, mesmo que não seja comum, é possível encontrar spas que oferecem o serviço, como em Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Parnaíba (PI).

Gastronomia: A gastronomia turca é um dos principais atrativos do país, desde as comidinhas de rua até os mais renomados restaurantes. Receitas tradicionais como o kebab e o dolma (charutinhos de folha de uva), além dos chás e cafés, são fáceis de serem reproduzidas em casa, ou encontrar em restaurantes turcos pelo Brasil. No IGTV da @DescubraTurquia você confere passo a passo a receita do simit, pão turco.

Mesquitas: Istambul é conhecida por ser a cidade das mesquitas, com mais de 3 mil templos. As mais famosas são a Mesquita Azul e a Santa Sofia, que recebem diariamente turistas vindos de todo o mundo para apreciar mais de perto a beleza arquitetônica e riqueza de detalhes.

No Brasil, elas são menos numerosas, mas é possível encontrar diversas que permitem a visitação turística e, às vezes, até guiada. Algumas das mais famosas são a Imam Ali, em Curitiba (PR), a Mesquita de Brasília e a Mesquita Muçulmana de Cuiabá (MT).

Entretenimento: Para quem gosta de uma boa série, filme ou livro, a Turquia possui uma rica indústria de entretenimento. No Brasil, o filme Milagre na Cela 7 (Koğuştaki Mucize), de 2019, ficou famoso, mas nos serviços de streaming é possível encontrar outros filmes e séries com enredos variados, do romance água com açúcar ao épico de guerra. Algumas sugestões são a série Verdades Não Ditas (Deli Gönül), de 2017, e o filmes O Sonho da Borboleta (Kelebeğin Rüyası), de 2013, e Tudo Para Minha Filha (Sen Benim HerSeyimsin), de 2016.

Já para os amantes de literatura, existem alguns autores turcos que são publicados no Brasil. Um dos mais famosos é o vencedor do Nobel de Literatura de 2006, Orhan Pamuk, publicado pela Companhia das Letras. Algumas de suas obras mais conhecidas são Vida Nova (Yeni Hayat), de 1995, Outras Cores (Öteki Renkler), de 2010 e Neve (Kar), de 2006. Várias de suas histórias têm Istambul, sua cidade natal, como pano de fundo, sendo uma ótima forma de viajar na imaginação. Outra publicação de destaque é da escritora turca Ayse Kulin, com seu romance O Último Trem Para Istambul (Nefe Nefese), de 2010, publicado pela editora Planeta do Brasil.