Com o intuito de chamar atenção para Dia Internacional da Hemofilia, a prefeitura montou iluminação especial no viaduto Latif Sebba, que fica no cruzamento das avenidas 85, D e Rua 87 (entre os setores Marista, Oeste e Sul), em Goiânia. A estrutura recebeu 120 lâmpadas de 400w com película vermelha. Elas substituem as películas azuis de 400w utilizadas na campanha anterior, que chamou atenção para o autismo.
O Dia Internacional da Hemofilia é celebrado em 17 de abril. Foi nessa data que nasceu Frank Schnabel, hemofílico e fundador da Federação Mundial de Hemofilia. Schnabel atuou pela melhoria da qualidade de vida dos hemofílicos. Trata-se de um distúrbio genético e hereditário que afeta a coagulação do sangue.
A missão de montar a iluminação especial coube a 16 servidores da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e foi cumprida em dois dias. Antes de alterar a cor temática do monumento, a Comurg retirou todas as lâmpadas das torres e reatores e fez uma avaliação minuciosa, com testes em rede elétrica estabilizada no laboratório do órgão.
“O trabalho eliminou a substituição de lâmpadas instáveis nos circuitos elétricos gerando economia e evitando o descarte de material que pode ser reaproveitado”, diz Alisson Borges, presidente da companhia.