Goiás sediou a primeira edição do Prêmio Sebrae de Design (PSD), iniciativa inédita no Sistema Sebrae que busca valorizar a criatividade e reconhecer o papel do design no fortalecimento dos pequenos negócios. A cerimônia ocorreu na quinta-feira (5), no auditório da sede do Sebrae Goiás, em Goiânia, e apresentou os projetos vencedores em quatro categorias.
A premiação recebeu 136 inscrições de 12 municípios goianos. Desse total, 116 projetos foram habilitados para concorrer nas categorias Design Universitário, Criação de Marca, Redesign e Identidade Visual. A iniciativa reconhece tanto os profissionais responsáveis pelas soluções quanto os pequenos negócios que investem em design para fortalecer sua presença no mercado.
Idealizado pelo Sebrae Goiás, o prêmio teve adesão acima da expectativa inicial. Segundo Rodrigo Oliveira, designer da instituição e um dos gestores do projeto, o número de inscrições foi três vezes maior que a meta estabelecida pela organização. O resultado, avalia, demonstra o interesse dos profissionais em apresentar seus trabalhos e a qualidade da produção de design no estado.
A proposta também busca aproximar o design dos empreendedores, mostrando como a construção de uma identidade visual consistente pode contribuir para o posicionamento de uma marca e sua conexão com os consumidores. Para o diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, a iniciativa valoriza os pequenos negócios em diferentes áreas de atuação.
Expansão nacional
Além do reconhecimento estadual, a organização trabalha para ampliar o alcance do Prêmio Sebrae de Design. A proposta é transformar a iniciativa em uma premiação nacional, com a participação das unidades do Sebrae em outros estados. Segundo Rodrigo Oliveira, a expansão está em negociação e ainda depende de aprovação.
O projeto também evidencia a relação entre design e desenvolvimento econômico. Parte dos trabalhos inscritos, conforme explicou Luiz Fernando Passos, analista de comunicação do Sebrae Goiás e gestor da premiação, foi desenvolvida com apoio do Sebraetec. O programa facilita o acesso de pequenos negócios a serviços especializados, com subsídio de 70% do valor de soluções como criação e redesign de marcas.
A avaliação dos projetos ficou a cargo de uma comissão formada por Ana Bandeira, coordenadora do curso de Design da PUC Goiás; Cléber Porfírio, designer, professor e sócio da Lima & Muniz; e Jamile Guerra, gestora nacional da marca Sebrae. Os jurados consideraram critérios como criatividade, originalidade, qualidade estética e técnica, funcionalidade e impacto estratégico para os pequenos negócios.
Referências à fauna do Cerrado
A identidade regional também esteve presente nos troféus entregues aos vencedores. As peças foram produzidas pelo artesão Rafael Moreira, de Guarani de Goiás, que utiliza madeiras encontradas no Cerrado para criar esculturas inspiradas na fauna e na flora do bioma.
A escolha buscou aproximar o trabalho artesanal da proposta de inovação do prêmio. Enquanto a identidade visual do evento contou com recursos de inteligência artificial, os troféus valorizaram a produção manual e o repertório cultural do estado.
Os primeiros colocados de cada categoria receberam uma mesa digitalizadora da Wacom, empresa parceira da premiação, além de troféu e certificado. Os demais finalistas e os pequenos negócios contemplados receberam certificados.
Projetos premiados
Design Universitário
- 1º lugar – Hitari Poke: Marcela Stefania, Alice Castro e Lara Matsuura, estudantes de Design Gráfico da Universidade Federal de Goiás (UFG).
- 2º lugar – Artehop: Emerson Júnior e equipe formada por Sofia Braga, Emilly Karoline, Giovana Vitória, Henrique Marinho e Deborah Novaes.
- 3º lugar – Império Móveis: Wanderson Fernandes, estudante de Design Gráfico.
Criação de Marca
- 1º lugar – Feríssimo: Flávio Del Lima.
- 2º lugar – Estare Odontologia: Fábio Aparecido e Jackeline Custódio, da Oot Branding e Design.
- 3º lugar – Animaus: Gustavo Leão, da Equipe Publicidade e Propaganda.
Redesign
- 1º lugar – Learning Cosmos: Sofia Carvalho, Luísa de Castro e Pedro Vítor.
- 2º lugar – Explorernet: José Protásio.
- 3º lugar – New Raffa’s: Christian Schindler, da Dialeto Branding.
Identidade Visual
- 1º lugar – Instituto Cajuzinhos do Cerrado: Júlia Griffon.
- 2º lugar – Restaurante Las Lenas: Bruna Brom.
- 3º lugar – Learning Cosmos: Sofia Carvalho, Luísa de Castro e Pedro Vítor.
































