O Sesc-Goiás confirmou a aquisição do Hotel Vila Boa, na Cidade de Goiás. A intenção, segundo o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), Marcelo Baiocchi, é apoiar a cidade como polo turístico, cultural e gastronômico de porte nacional e internacional.
“O potencial da Cidade de Goiás é imenso como Patrimônio da Humanidade e uniremos isso com uma hospedagem e gastronomia de excelência, ao mesmo tempo em que traremos para a cidade atrações artísticas e incentivaremos as manifestações culturais locais”, explicou o presidente da Fecomércio.
De acordo com Marcelo, o hotel vai funcionar sempre pensando em facilitar para que o hóspede possa visitar a cidade, gerando emprego e renda no município. “O Sesc não quer explorar a hotelaria, mas ajudar na divulgação e fortalecimento do turismo social, gastronômico, de visitação e fortalecer a Cidade de Goiás como a grande referência que é, de primeira capital do Estado”, declara.
De acordo com o diretor regional do Sesc/Senac em Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, há várias outras interfaces. No turismo, o objetivo é integrar equipamentos e passeios para criar uma série de roteiros com o objetivo de tornar os museus e pontos turísticos da cidade mais conhecidos e frequentados. “Na cultura, atualmente, o Sesc é uma das entidades que mais investe nesse setor em Goiás, principalmente graças à parceria com o Governo de Goiás nos últimos dois anos”, pontua o diretor regional.
Ainda segundo Leopoldo, o foco é desenvolver uma ação permanente para a valorização da cultura regional. Uma das primeiras atividades será a criação de uma galeria permanente de artes visuais no hotel para ajudar na divulgação das obras dos artistas da Cidade de Goiás e do Estado. O saguão deve contar com uma instalação permanente que conte e valorize a história da cidade e sua importância para Goiás e o Brasil.
Haverá ações voltadas para o desenvolvimento do folclore e histórias típicas da região, além da valorização de manifestações culturais como a Procissão do Fogaréu. Na área gastronômica, o trabalho será no resgate da culinária tradicional do município, do empadão goiano, da rosa de coco, do pastelinho e alfenim, para ficar em apenas alguns exemplos. “Vamos estimular ainda a expansão do artesanato local”, garante Leopoldo.
A Fecomércio faz parte do Sistema Confederação Nacional do Comércio (CNC), dirigida por José Roberto Tadros. O Hotel Sesc da Cidade de Goiás deve entrar em operação em 2023. As adaptações no local começam ainda em janeiro.