Cientistas podem participar da 1ª avaliação de risco da fauna de Goiás

samed
 fauna de Goiás
Avaliação de risco de extinção é importante para definição de políticas públicas eficazes

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realiza, neste ano, a primeira avaliação de risco de extinção das espécies da fauna local, visando fortalecer a conservação da biodiversidade e atender às exigências de gestão ambiental do estado.

As avaliações das espécies dependem da aplicação da metodologia científica União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), que é reconhecida e utilizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para as avaliações nacionais. Por isso, foi desenvolvido o BioData, um sistema estadual que serve para as avaliações, armazenamento e disponibilização dos dados da biodiversidade goiana.

Por enquanto, o BioData é de acesso restrito aos gestores públicos e especialistas que participam do processo de avaliação de risco de extinção. Mas ao final do processo de avaliação, o site público estará disponível para os cidadãos.

As avaliações vão acontecer ao longo do ano de 2025 por meio de oficinas conduzidas por especialistas e com a atuação de coordenadores de táxon, que são pesquisadores especializados em grupos de espécies.

A expectativa é avaliar todas as 1,7 mil espécies de vertebrados que ocorrem no estado, incluídas nos grupos de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes; bem como as 900 espécies de invertebrados, dentro dos grupos: libélulas, aracnídeos, moscas e abelhas.

Para reunir o máximo de informações sobre as espécies que serão avaliadas, todas as espécies de vertebrados e invertebrados vão passar por uma consulta ampla. A comunidade científica está convocada a participar desse processo.

Neste primeiro momento, o foco são as espécies de Odonada (libélulas) e as contribuições estarão abertas entre 14 de fevereiro e 15 de março. Assim que recebidas, as contribuições serão verificadas por especialistas para posterior inclusão nas fichas das espécies.

As contribuições devem ser feitas pelo site BioData (www.biodata.meioambiente.go.gov.br). Na aba “buscar”, é possível ver a lista das espécies que serão avaliadas. Para contribuir com informações, basta clicar na espécie de interesse no botão “consultar” e preencher as informações na aba “contribuições”.

Você também pode se interessar por

Decoração Destaques Zelo

EntreÁguas Milagres por Martha Medeiros – apresentação para convidados na exclusiva Florense Goiânia

Adamo e Florense promovem preview intimista de um empreendimento de luxo na Rota Ecológica dos Milagres - AL

Solenne Consciente Ram House
Decoração

Ram House assina vagas exclusivas do Solenne Consciente em Goiânia

Consciente Construtora e Incorporadora firma parcerias para criar soluções de estacionamento que atendam carros de grandes dimensões

Eventos

Evviva Goiânia apresenta nova edição do programa Vivencie

Arquitetos e designers conheceram roteiros exclusivos que incluem experiências no Marrocos e na Amazônia

Teatro Basileu França
Agenda Cultura

DRBF Crew apresenta mostra “Recortes Urbanos” no Teatro Basileu França

Espetáculo reúne três performances do corpo de dança urbana em apresentação única neste domingo (14/9), em Goiânia

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das atualizações do Portal Zelo!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba reportagens e outros conteúdos imperdíveis semanalmente diretamente no seu e-mail.

Gostaria de receber notificações da Zelo?

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.