Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Chapada dos Veadeiros ganha parque com gestão compartilhada

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Chapada dos Veadeiros
O Parque Estadual Águas do Paraíso será construído na Catarata do Rio dos Couros

O governador de Goiás Ronaldo Caiado  assinou decreto, na manhã desta sexta-feira (10), que prevê a criação de uma nova unidade de conservação ambiental, o Parque Estadual Águas do Paraíso, na região da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás. A unidade de conservação, que será gerida de forma compartilhada pelo Governo de Goiás e pela Prefeitura de Alto Paraíso, abrangerá uma área de aproximadamente 5 mil hectares, na região turística das Cataratas do Rio dos Couros. “Isso fará com que possamos conciliar e não ter uma queda de braço. Não se governa aflorando desentendimentos, mas pacificando, produzindo, trabalhando, ganhando condições de dignidade e emprego”, ressaltou Caiado.

Titular da Semad, Andréa Vulcanis definiu a criação do parque como um momento histórico, que põe fim à espera de 20 anos. “O governador cria uma amostra significativa de conservação desse bioma tão importante”, revelou e citou que o Cerrado ocupa cerca de um quarto do território nacional. “Tudo que olhamos nesse horizonte, a natureza levou bilhões de anos para construir e agora terá proteção integral.”

“Vamos mostrar Goiás como um Estado que tem respeito pelas pessoas, pelo meio ambiente e por quem produz. É esse o equilíbrio que temos que buscar”

Sustentabilidade
Unir cuidado com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável é um dos objetivos do Governo de Goiás. “Não se faz turismo sem cuidar das pessoas, da comunidade local. Esse talvez seja o maior princípio de uma política pública do setor”, apontou o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, que destacou o objetivo de despertar nos moradores da região da Chapada dos Veadeiros novas vocações, a exemplo do Turismo Rural. “A conservação hoje é um dos grandes desafios mundiais, temos que comemorar muito a criação do parque e o nosso setor vai contribuir com a geração de emprego e renda para vocês. Tenho certeza que nós vamos colocar bons projetos em prática.”

A primeira-dama Gracinha Caiado destacou que conheceu a comunidade local em 2019, quando foi à região da Chapada dos Veadeiros para dar início ao levantamento do Índice Multidimensional de Carência das Famílias (IMCF). A partir daí foram designadas as políticas sociais para a população, principalmente dos assentamentos. “Temos ajudado, fazemos o que podemos, doamos cestas básicas, mas sabemos que isso não é tudo. Queremos fazer muito mais, e vamos fazer, trazer renda e fazer com que vocês possam ter um meio de vida melhor”, disse.

A primeira-dama Gracinha Caiado e o governador Ronaldo Caiado, em Alto Paraíso
Unidade deve ser construída em uma área de 5 mil hectares