A Semana de Moda Goiana, Amarê Fashion, ocorre de 7 a 10 de agosto no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. A 3ª edição do evento conta com a participação especial do designer ganense Samson Teye Amoah, da marca Samson Kreations.
Neste ano, a Amarê propõe a ampliação comercial e cultural entre Brasil e Gana, destacando as potencialidades empreendedoras e criativas de ambos os países. A coleção de Samson será produzida exclusivamente pelo brasileiro Luiz Delaia. Os tecidos tradicionais e a estamparia típica das vestimentas de Gana serão combinados com técnicas modernas do mundo da moda, como o upcycling.
“A internacionalização dos negócios de moda é fundamental para o crescimento e a diversificação do mercado goiano. A participação de Gana na Amarê Fashion não só enriquece o evento com sua diversidade cultural, mas também abre novas oportunidades de negócios e colaborações internacionais. Estamos comprometidos em fortalecer essas parcerias e promover a moda goiana no cenário global”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio Sesc-Senac Goiás, Marcelo Baiocchi.
A exposição da moda ganense na Amarê Fashion, além de prestigiar a moda africana, será uma oportunidade de promover as exportações da moda brasileira. O Diretor Superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, ressaltou a importância da troca cultural e comercial entre Gana e Brasil. “A moda é uma poderosa forma de expressão cultural, refletindo a identidade e a história de um povo. A Amarê Fashion 2024 representa uma grande oportunidade de aproximação geográfica e de tradições, além de propiciar parcerias e colaborações únicas”, afirmou o Superintendente.
Designers convidados
A coleção de Samson usará as icônicas estampas de cera de Vlisco e Woodin, apostando em tendências globais para os trajes versáteis da cultura ganesa.
Luiz Do Nascimento DeLaja, responsável pela produção de Samson, retrata nas suas criações sua ancestralidade nigeriana com toques contemporâneos e culturais brasileiros. Luiz participou de edições passadas da Amarê, como na curadoria do desfile da Modafarika. Este ano, o designer realizará uma masterclass sobre produção, design e negócios.